DSpace/Manakin Repository

Caracterização da comercialização da Traíra Hoplias malabaricus na cidade de Picuí – PB: estratégias de marketing e agregação de valor ao pescado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. F. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0627640103924714 pt_BR
dc.contributor.advisor1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID POLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da. Silva.
dc.contributor.referee1ID DA SILVA SOUZA, Glageane. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
dc.contributor.referee2ID BELMINO, J. F. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4898054451569574 pt_BR
dc.description.resumo A comercialização do pescado na cidade de Picuí, na Paraíba, apresenta uma grande importância socioeconômica, com destaque para espécies como a traíra Hoplias malabaricus, a qual apresenta um potencial para o consumo por ser um peixe com baixo teor de gordura. O comércio ocorre por meio de feira livre, supermercados e “delivery” porta-a-porta. O público consumidor se diferencia por consumidores que buscam um produto fresco, e outro mais diferenciado que prefere o pescado em cortes para facilitar o preparo. O trabalho foi realizado por meio de visitas aos estabelecimentos de venda de pescado no município e entrevistas com comerciantes de pescado e observação pelo pesquisador, tendo como objetivo verificar quais espécies de pescado são mais comercializadas, com destaque para a traíra e seus cortes no comércio local. Este estudo foi realizado no período entre janeiro a abril de 2025, onde foram identificadas as espécies de pescado comercializadas, incluindo a traíra espalmada e o filé de traíra, os quais só foram observados nesta localidade. Foi comparado o período de comercialização anterior à Quaresma até a Semana Santa em abril de 2025. Ao final da pesquisa, notou-se um aumento na diversidade de pescado no período da Quaresma, e que o consumidor prefere o pescado fresco, inteiro e eviscerado. Além disso, o levantamento mostrou que os comerciantes tem a usual forma de apresentação do pescado como “in natura” vendida a quilo, exceto nos supermercados onde foi possível encontrar espécies de pescado vendidos congelados. Os resultados sugerem o incentivo de ações de estratégias de marketing para impulsionar as vendas, não apenas no período da Quaresma, a fim de conquistar clientes que buscam por variedades de pescado para elaboração de pratos diversificados e praticidade na hora do preparo, como também a possibilidade de agregação de valor através da produção de coprodutos à base de pescado, como por exemplo o hambúrguer feito com carne de traíra, incentivando o comércio do pescado na localidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Caracterização da comercialização da Traíra Hoplias malabaricus na cidade de Picuí – PB: estratégias de marketing e agregação de valor ao pescado. pt_BR
dc.date.issued 2025-05-07
dc.description.abstract The commercialization of fish in the city of Picuí, Paraíba, is of great socioeconomic importance, particularly for species such as the trahira (Hoplias malabaricus), which has potential for consumption due to its low fat content. Trade occurs through street markets, supermarkets, and door-to-door delivery. Consumers are divided into those seeking a fresh product and those seeking a more specialized market, preferring cuts of fish for easier preparation. The study involved visits to fish establishments in the municipality, interviews with fish traders, and observation by the researcher. The objective was to determine which fish species are most traded, with a particular emphasis on trahira and its cuts in the local market. This study was conducted between January and April 2025, and identified the fish species traded, including flat trahira and trahira fillet, which were only observed in this location. The marketing period before Lent was compared to Holy Week in April 2025. At the end of the research, an increase in fish diversity was noted during Lent, and that consumers prefer fresh, whole and gutted fish. Furthermore, the survey revealed that retailers typically present fish as "fresh," sold by the kilo, except in supermarkets where frozen fish were found. The results suggest the need for marketing strategies to boost sales, not only during Lent, to attract customers seeking a variety of fish for the preparation of diverse dishes and convenience, but also to add value through the production of fish-based byproducts, such as burgers made with traíra meat, thus boosting local fish sales. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42417
dc.date.accessioned 2025-07-09T10:13:20Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T10:13:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comércio de pescado pt_BR
dc.subject Estratégias de Marketing pt_BR
dc.subject Importância econômica pt_BR
dc.subject Pescado - comercialização pt_BR
dc.subject Pescado pt_BR
dc.subject Pescado – Picuí - PB pt_BR
dc.subject Pescado – comercialização - marketing pt_BR
dc.subject Traíra Hoplias malabaricus pt_BR
dc.subject Hoplias malabaricus pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.subject Fish trade pt_BR
dc.subject Economic importance pt_BR
dc.subject Center for Education and Health pt_BR
dc.subject Fish pt_BR
dc.subject Fish – commercialization - marketing pt_BR
dc.subject Marketing Strategies pt_BR
dc.subject Fish - marketing pt_BR
dc.subject Fish – Picuí - PB pt_BR
dc.subject Betrayal pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Pescado – comercialización - marketing pt_BR
dc.subject Pescado - comercialización pt_BR
dc.subject Traición pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luiz Felipe Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Characterization of the commercialization of Traíra Hoplias malabaricus in the city of Picuí - PB: marketing strategies and adding value to the fish. pt_BR
dc.title.alternative Caracterización de la comercialización de Traíra Hoplias malabaricus en la ciudad de Picuí – PB: estrategias de marketing y agregación de valor al pescado. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luiz Felipe Oliveira da. Caracterização da comercialização da Traíra Hoplias malabaricus na cidade de Picuí – PB: estratégias de marketing e agregação de valor ao pescado. 2025. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42417 pt_BR
dc.description.resumen La comercialización de pescado en la ciudad de Picuí, Paraíba, es de gran importancia socioeconómica, en particular para especies como la trahira (Hoplias malabaricus), que tiene potencial de consumo debido a su bajo contenido de grasa. El comercio se realiza a través de mercados callejeros, supermercados y entregas a domicilio. Los consumidores se dividen entre quienes buscan un producto fresco y quienes buscan un mercado más especializado, prefiriendo cortes de pescado para una preparación más fácil. El estudio incluyó visitas a establecimientos pesqueros del municipio, entrevistas con comerciantes de pescado y observación por parte del investigador. El objetivo fue determinar qué especies de pescado son las más comercializadas, con especial énfasis en la trahira y sus cortes en el mercado local. Este estudio se realizó entre enero y abril de 2025 e identificó las especies de pescado comercializadas, incluyendo la trahira plana y el filete de trahira, que solo se observaron en esta ubicación. Se comparó el período de comercialización anterior a la Cuaresma con la Semana Santa de abril de 2025. Al final de la investigación, se observó un aumento en la diversidad de peces durante la Cuaresma y que los consumidores prefieren el pescado fresco, entero y eviscerado. Además, la encuesta reveló que los minoristas suelen presentar el pescado como "fresco", vendido por kilo, excepto en los supermercados, donde se encontraba congelado. Los resultados sugieren la necesidad de estrategias de marketing para impulsar las ventas, no solo durante la Cuaresma, para atraer a clientes que buscan variedad de pescado para la preparación de platos diversos y de conveniencia, sino también para agregar valor mediante la producción de subproductos a base de pescado, como hamburguesas de carne de traíra, impulsando así las ventas locales de pescado. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta