DSpace/Manakin Repository

Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5920286438056769 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria das Graças.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Maria das Graças. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.advisor-co1ID RIBEIRO, Roziane M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIA, Evangelina Maria Brito de.
dc.contributor.referee2 CAMPOS , Kátia Patrício Benevides.
dc.description.resumo A pesquisa que deu origem a este trabalho tem como objetivo geral analisar as narrativas orais espontâneas de crianças de três anos em uma instituição pública de Educação Infantil, com foco nos propósitos. Além disso, tem como objetivos específicos identificar quais são as temáticas presentes nas narrativas das crianças; analisar as circunstâncias em que as narrativas são produzidas e identificar elementos básicos da narrativa, tais como sequência de fatos, personagens, tempo e espaço. O problema de investigação que conduz o estudo está posto da seguinte maneira: Como se caracterizam as narrativas espontâneas de crianças na etapa inicial da Educação Infantil? Assim, o estudo toma a narrativa oral infantil como unidade de análise, compreendendo-a como construção e prática social que contribui como ação mobilizadora para o desenvolvimento da linguagem, impactando no desenvolvimento integral. Nosso arcabouço teórico basilar situa-se no âmbito das teorias sociointeracionistas, principalmente nas investigações de Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) e Tomasello (2019), os quais se debruçam sobre o desenvolvimento psicológico e a aquisição da linguagem na infância. Outros estudiosos, entre eles Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) e François (2009) nos permitem compreender a estrutura e importância desse gênero como instrumento de grande relevância para o desenvolvimento da linguagem oral. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e, nesse sentido, a metodologia seguiu princípios dessa tipologia de pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma com crianças de aproximadamente três anos, em uma instituição de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Foram feitas observações participantes, registradas em áudio, vídeo e diário de campo. Das cenas recompostas através desse material e do confronto com o referencial teórico resultou a composição de episódios de interação entre os pares e a pesquisadora, passíveis de tratamento, o que possibilitou a definição de duas categorias de análise: a) a estrutura e os elementos das narrativas das crianças; b) as situações e as temáticas das narrativas factuais. Como conclusões, os dados indicam que a idade das crianças não é um fator preditivo para a categoria do gênero narrativa espontânea especialmente em relação à sequenciação de eventos. Suas narrativas não seguem estruturas tradicionais, mas possuem uma organização singular que combina elementos diversos (o fato, a sequência temporal, o cenário, a sequência de eventos, e o foco narrativo), transcendendo marcadores linguísticos e reforçando suas vivências experienciadas. As narrativas espontâneas infantis, portanto, representam um fenômeno sempre em construção, dependente de operações cognitivas, relações interativas, além de padrões textuais de fala, simbolismos enraizados na cultura e na língua, acessíveis por meio do envolvimento com os outros em atividades culturalmente organizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2025-03-28
dc.description.abstract The general aim of the research that led to this paper is to analyze the spontaneous oral narratives of three-year-old children in a public early childhood education institution. It also has the specific objectives of identifying the themes present in the children's narratives; analyzing the circumstances in which the narratives are produced and identifying the basic elements of the narrative, such as the sequence of facts, characters, time and space. The research problem driving the study is as follows: How are the spontaneous narratives of children in the early stages of Early Childhood Education characterized? Thus, the study takes children's oral narratives as the unit of analysis, understanding them as a social construction and practice that contributes as a mobilizing action for language development, impacting on integral development. Our basic theoretical framework lies within the scope of socio-interactionist theories, mainly in the research of Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) and Tomasello (2019), who focus on psychological development and language acquisition in childhood. Other scholars, including Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) and François (2009), help us to understand the structure and importance of this genre as an instrument of great relevance for oral language development. This is a qualitative investigation and, in this sense, the methodology followed the principles of this type of research. The field research was carried out in a class with children aged around three years old, in an Early Childhood Education institution belonging to the municipal public network of Santa Cruz do Capibaribe-PE. Participant observations were made, recorded on audio, video and in a field diary. The scenes recomposed through this material and the confrontation with the theoretical framework resulted in the composition of interaction episodes between the pairs and the researcher, which could be treated, making it possible to define two categories of analysis: a) the structure and elements of the children's narratives; b) the situations and themes of the factual narratives. In conclusion, the data indicates that the age of the children is not a predictive factor for the category of the spontaneous narrative genre, especially in relation to the sequencing of events. Their narratives do not follow traditional structures, but have a unique organization that combines diverse elements (the fact, the time sequence, the setting, the sequence of events, and the narrative focus), transcending linguistic markers and reinforcing their lived experiences. Children's spontaneous narratives, therefore, represent a phenomenon always under construction, dependent on cognitive operations, interactive relationships, as well as textual speech patterns, symbolisms rooted in culture and language, accessible through involvement with others in culturally organized activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42420
dc.date.accessioned 2025-07-09T13:21:37Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T13:21:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguagem oral pt_BR
dc.subject Narrativas espontâneas pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Instituição pública de educação infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE) pt_BR
dc.subject Oral language pt_BR
dc.subject Spontaneous narratives pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Public early childhood education institution – Santa Cruz do Capibaribe (PE) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Myllena Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children speak! Spontaneous narratives in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Myllena Rodrigues. Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta