dc.creator.ID |
NUNES, M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5920286438056769 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria das Graças. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Maria das Graças. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
RIBEIRO, Roziane M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIA, Evangelina Maria Brito de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS , Kátia Patrício Benevides. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa que deu origem a este trabalho tem como objetivo geral analisar as narrativas orais
espontâneas de crianças de três anos em uma instituição pública de Educação Infantil, com foco
nos propósitos. Além disso, tem como objetivos específicos identificar quais são as temáticas
presentes nas narrativas das crianças; analisar as circunstâncias em que as narrativas são
produzidas e identificar elementos básicos da narrativa, tais como sequência de fatos,
personagens, tempo e espaço. O problema de investigação que conduz o estudo está posto da
seguinte maneira: Como se caracterizam as narrativas espontâneas de crianças na etapa inicial
da Educação Infantil? Assim, o estudo toma a narrativa oral infantil como unidade de análise,
compreendendo-a como construção e prática social que contribui como ação mobilizadora para
o desenvolvimento da linguagem, impactando no desenvolvimento integral. Nosso arcabouço
teórico basilar situa-se no âmbito das teorias sociointeracionistas, principalmente nas
investigações de Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) e Tomasello (2019), os quais se debruçam
sobre o desenvolvimento psicológico e a aquisição da linguagem na infância. Outros estudiosos,
entre eles Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) e François (2009) nos
permitem compreender a estrutura e importância desse gênero como instrumento de grande
relevância para o desenvolvimento da linguagem oral. Trata-se de uma investigação de
natureza qualitativa e, nesse sentido, a metodologia seguiu princípios dessa tipologia de
pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma com crianças de aproximadamente
três anos, em uma instituição de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de
Santa Cruz do Capibaribe-PE. Foram feitas observações participantes, registradas em áudio,
vídeo e diário de campo. Das cenas recompostas através desse material e do confronto com o
referencial teórico resultou a composição de episódios de interação entre os pares e a
pesquisadora, passíveis de tratamento, o que possibilitou a definição de duas categorias de
análise: a) a estrutura e os elementos das narrativas das crianças; b) as situações e as temáticas
das narrativas factuais. Como conclusões, os dados indicam que a idade das crianças não é um
fator preditivo para a categoria do gênero narrativa espontânea especialmente em relação à
sequenciação de eventos. Suas narrativas não seguem estruturas tradicionais, mas possuem uma
organização singular que combina elementos diversos (o fato, a sequência temporal, o cenário,
a sequência de eventos, e o foco narrativo), transcendendo marcadores linguísticos e reforçando
suas vivências experienciadas. As narrativas espontâneas infantis, portanto, representam um
fenômeno sempre em construção, dependente de operações cognitivas, relações interativas,
além de padrões textuais de fala, simbolismos enraizados na cultura e na língua, acessíveis por
meio do envolvimento com os outros em atividades culturalmente organizadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-28 |
|
dc.description.abstract |
The general aim of the research that led to this paper is to analyze the spontaneous oral
narratives of three-year-old children in a public early childhood education institution. It also
has the specific objectives of identifying the themes present in the children's narratives;
analyzing the circumstances in which the narratives are produced and identifying the basic
elements of the narrative, such as the sequence of facts, characters, time and space. The research
problem driving the study is as follows: How are the spontaneous narratives of children in the
early stages of Early Childhood Education characterized? Thus, the study takes children's oral
narratives as the unit of analysis, understanding them as a social construction and practice that
contributes as a mobilizing action for language development, impacting on integral
development. Our basic theoretical framework lies within the scope of socio-interactionist
theories, mainly in the research of Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) and Tomasello (2019), who
focus on psychological development and language acquisition in childhood. Other scholars,
including Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) and François (2009), help us
to understand the structure and importance of this genre as an instrument of great relevance for
oral language development. This is a qualitative investigation and, in this sense, the
methodology followed the principles of this type of research. The field research was carried out
in a class with children aged around three years old, in an Early Childhood Education institution
belonging to the municipal public network of Santa Cruz do Capibaribe-PE. Participant
observations were made, recorded on audio, video and in a field diary. The scenes recomposed
through this material and the confrontation with the theoretical framework resulted in the
composition of interaction episodes between the pairs and the researcher, which could be
treated, making it possible to define two categories of analysis: a) the structure and elements of
the children's narratives; b) the situations and themes of the factual narratives. In conclusion,
the data indicates that the age of the children is not a predictive factor for the category of the
spontaneous narrative genre, especially in relation to the sequencing of events. Their narratives
do not follow traditional structures, but have a unique organization that combines diverse
elements (the fact, the time sequence, the setting, the sequence of events, and the narrative
focus), transcending linguistic markers and reinforcing their lived experiences. Children's
spontaneous narratives, therefore, represent a phenomenon always under construction,
dependent on cognitive operations, interactive relationships, as well as textual speech patterns,
symbolisms rooted in culture and language, accessible through involvement with others in
culturally organized activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42420 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-09T13:21:37Z |
|
dc.date.available |
2025-07-09 |
|
dc.date.available |
2025-07-09T13:21:37Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem oral |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas espontâneas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição pública de educação infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE) |
pt_BR |
dc.subject |
Oral language |
pt_BR |
dc.subject |
Spontaneous narratives |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Public early childhood education institution – Santa Cruz do Capibaribe (PE) |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Myllena Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children speak! Spontaneous narratives in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Myllena Rodrigues. Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |