dc.creator.ID |
SILVA, A. G. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7725272451722034 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACEDO, Aluska Dias Ramos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Fabíola da Cruz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, FABÍOLA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, FABÍOLA DA CRUZ. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada na aplicação de uma oficina intitulada
“Resolução de Problemas com um Novo Olhar’, que fez parte de um projeto de extensão
desenvolvido na disciplina Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas. A
oficina foi conduzida pelos futuros professores da referida disciplina, sob a orientação da
professora e utilizou a Metodologia Resolução de Problemas, que se mostra uma abordagem
eficaz no ensino de Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiencia
vivenciada em um projeto de extensão com a Metodologia Resolução de Problemas abordando
os conteúdos de área e perímetro. A experiencia foi realizada com professores da educação
básica e futuros professores na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Para
esta oficina foram propostos dois problemas: o primeiro envolvendo perímetro e o segundo
área, seguindo os passos da metodologia RP. Com isso, foi possível observar e discutir
diferentes estratégias de resoluções e conhecer um pouco da realidade dos profissionais
presente. Diante de todas as etapas da oficina, pode-se dizer que as expectativas foram
alcançadas com êxito, ressaltando a importância dos projetos de extensão para a formação do
futuro professor. Conclui-se, que diante das contribuições dos participantes a oficina deve ser
expandida para outros públicos e que a partilha proporcionada através do diálogo é fundamental
para a formação docente, além disso, a universidade pode proporcionar mais aprendizagens aos
docentes para contribuir na sua formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Resolução de problemas no ensino de matemática: uma abordagem prática sobre área e perímetro para professores da educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-27 |
|
dc.description.abstract |
This work describes an experience in the implementation of a workshop entitled “Problem
Solving with a New Look’, which was part of an extension project developed in the
Mathematics Teaching through Problem Solving curricular component. The workshop was
conducted by future teachers of that subject, under the guidance of the teacher and used the
Problem Solving methodology, which is an effective approach in teaching Mathematics. This
work aims to present an experience in an extension project with the Problem Solving
Methodology addressing the area and perimeter contents. The experience was carried out with
basic education teachers and future teachers at the Federal University of Campina Grande –
Campus Cuité. For this workshop, two problems were proposed: the first involving perimeter
and the second area, following the steps of the RP methodology. With this, it was possible to
observe and discuss different resolution strategies and learn a little about the reality of the
professionals present. In view of all the stages of the workshop, it can be said that expectations
were successfully met, highlighting the importance of extension projects for the training of
future teachers. It is concluded that, given the participants' contributions, the workshop must be
expanded to other audiences and that the sharing provided through dialogue is fundamental for
teacher training. Furthermore, the university can provide more learning to teachers to contribute
to their training |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42422 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-09T17:42:29Z |
|
dc.date.available |
2025-07-09 |
|
dc.date.available |
2025-07-09T17:42:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Área e perímetro |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Problem Solving |
pt_BR |
dc.subject |
Area and Perimeter |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las Matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Resolución de Problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Área y Perímetro |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Allexia Gabrielle Vieira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Problem Solving in Mathematics Teaching: A Practical Approach to Area and Perimeter for Elementary School Teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Resolución de problemas en la enseñanza de las matemáticas: un enfoque práctico del área y el perímetro para profesores de escuela primaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Allexia Gabrielle Vieira da. Resolução de problemas no ensino de matemática: uma abordagem
prática sobre área e perímetro para professores da educação básica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42422 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo describe la experiencia de un taller titulado "Resolución de Problemas con una Nueva Perspectiva", que formó parte de un proyecto de extensión de la asignatura "Enseñanza de las Matemáticas a través de la Resolución de Problemas". El taller fue impartido por futuros profesores de la asignatura bajo la guía del profesor y utilizó la Metodología de Resolución de Problemas, la cual ha demostrado ser un enfoque eficaz en la enseñanza de las Matemáticas. Este artículo tiene como objetivo presentar la experiencia de un proyecto de extensión que utilizó la Metodología de Resolución de Problemas, abordando los temas de área y perímetro. La experiencia se llevó a cabo con profesores y futuros profesores de primaria de la Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité.Para este taller, se propusieron dos problemas: el primero de perímetro y el segundo de área, siguiendo los pasos de la metodología de PR. Esto permitió observar y discutir diferentes estrategias de resolución y comprender la realidad de los profesionales presentes. Dadas todas las etapas del taller, se puede afirmar que las expectativas se cumplieron con éxito, lo que resalta la importancia de los proyectos de extensión para la formación de futuros docentes. Se concluye que, dadas las contribuciones de los participantes, el taller debería ampliarse a otros públicos y que compartir a través del diálogo es fundamental para la formación docente. Además, la universidad puede brindar oportunidades de aprendizaje adicionales para que los docentes contribuyan a su desarrollo. |
pt_BR |