Repositorio Dspace/Manakin

Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SANTOS, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8896744204167941 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.contributor.referee1 DOMINGUES, Andrea Silva.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-9264-7754 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2400924000241808 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Candida Soares da.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-2371-6605 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4333588038026474 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem como escopo a análise do livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Quilombola Santo André, o lócus da pesquisa, enfatiza também as relações raciais no livro didático em questão, temos a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 para apoiar ainda mais esta pesquisa. Utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica os autores Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), entre outros com o objetivo de dar mais sustentabilidade científica a este estudo. Da mesma forma, utilizamos na pesquisa documentos como: o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER). O objetivo principal é analisar o livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental e as representações do negro neste livro, abordando conceitos como ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial. A metodologia baseou-se na análise de imagens do livro didático, pesquisa documental e pesquisa participante, que segundo Severino (2017), é uma das melhores abordagens para esse tipo de pesquisa. Percebeu-se que há uma disparidade quanto às representações da figura negra sendo os brancos representados na maioria das vezes como uma família ideal e os negros como uma minoria e dignos de pena. O livro didático analisado representava superficialmente a figura do povo negro e uma grande ausência de imagens que enfatizassem a história e a cultura afrobrasileira e africana, bem como os povos indígenas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantis-Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract This dissertation has as its scope the analysis of the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School at Escola Quilombola Santo André, the locus of the research also emphasizes racial relations in the textbook in question, we have Law 10.639/2003 and Law 11. 645/2008 to further support this research. We used as a source of bibliographical research the authors Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), among others with the aim of giving more scientific sustainability to this study. Likewise, we used documents in the research, such as: the National Textbook Plan (PNLD), National Curricular Parameters (PCN's), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (DCNERER). The main objective is to analyze the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School and the representations of black people in this book, addressing the concept of whitening ideology and the myth of racial democracy. The methodology was based on an image analysis of the textbook, documentary research and participant research, which according to Severino (2017), is one of the best approaches for this type of research. It was noticed that there is a disparity regarding the representations of the black figure with white people being represented most of the time as an ideal family and black people as a minority and worthy of pity. The textbook analyzed superficially represented the figure of black people and a great absence of images that emphasize AfroBrazilian and African history and culture as well as indigenous people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42424
dc.date.accessioned 2025-07-09T17:55:40Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T17:55:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Representações do negro - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa - negros pt_BR
dc.subject Escola Quilombola Santo André - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Mito da democracia racial pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Lei 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Análise de livro didático pt_BR
dc.subject Plano Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN pt_BR
dc.subject Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum - BNCC pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERER pt_BR
dc.subject Análise de imagens - livro didático pt_BR
dc.subject Movimento Negro Unificado - MNU pt_BR
dc.subject Negro no livro didático pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Santo André do rio Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Quilombola School Education pt_BR
dc.subject Blackness pt_BR
dc.subject Representations of Black People - Textbook pt_BR
dc.subject Portuguese Textbook - Black People pt_BR
dc.subject Santo André Quilombola School - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Myth of Racial Democracy pt_BR
dc.subject Law 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Law 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Textbook Analysis pt_BR
dc.subject National Textbook Plan - PNLD pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters - PCN pt_BR
dc.subject Law of Guidelines and Bases of Education - LDB pt_BR
dc.subject National Common Curricular Base - BNCC pt_BR
dc.subject National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERER pt_BR
dc.subject Image Analysis - Textbook pt_BR
dc.subject Unified Black Movement - MNU pt_BR
dc.subject Black People in Textbooks pt_BR
dc.subject Black Women pt_BR
dc.subject Santo André Quilombola Community of the Itacuruçá River - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosicleide Maciel dos.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Negritude and diversity: representations of black people in the 9th grade portuguese language textbook of the Santo André Quilombola School, Abaetetuba-PA. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rosicleide Maciel dos. Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA. 2024. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta