Repositorio Dspace/Manakin

Educação escolar em um quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: lutas e desafios (2018-2022).

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MELO, V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2465310012840035 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COLARES, Anselmo Alencar.
dc.contributor.advisor1ID http://orcid.org/0000-0002-1767-5640 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1107767923215438 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ana Lucia da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Zair Henrique.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, Z. H. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0337926418959819 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa da qual resultou a presente dissertação trata da Educação Escolar Quilombola. O local de estudo foi o Quilombo Saracura, no município de Santarém, região de várzea amazônica, cuja singularidade é expressiva por se tratar de terras que ficam inundadas em um longo período do ano, afetando sobremaneira o modo de vida de seus habitantes. O objetivo geral foi compreender as dificuldades e os desafios pedagógicos na Escola Nossa Senhora do Livramento no período 2018-2022. Em 2018 ocorreu o desabamento da escola, trazendo grandes desafios de reconstrução tanto na estrutura física, quanto nas questões pedagógicas, levando professores, alunos, equipe gestora e demais profissionais a criarem estratégias alternativas para a continuidade da oferta da educação, em virtude da crise sanitária da Covid- 19 e das questões oriundas das políticas postas em prática pelo governo brasileiro. A investigação levou a formulação do seguinte problema: Quais as dificuldades e os desafios pedagógicos da Educação Escolar na Escola de Várzea Nossa Senhora do Livramento, Quilombo Saracura, em Santarém-Pará, com a intensificação da política neoliberal conservadora no período de 2018 a 2022? A pesquisa se configura no tipo bibliográfica e documental, combinada com procedimentos de trabalho de campo, tendo por referencial teórico metodológico o materialismo histórico-dialético em diálogo com a Etnografia e com teorias nas quais estão presentes as temáticas de Educação do Campo, territorialidade e questões correlatas, tais como: o diálogo com as Epistemologias Negras e entre classe e raça, fundamentais para a compreensão e a atuação da educação na perspectiva anticlassista, anticapitalista e antirracista. Os resultados indicam a precarização do trabalho docente, visto que, mais de 90% dos funcionários estão na condição de servidores temporários, além de contradições com a Educação do Campo no Quilombo Saracura. Foi possível identificar um alinhamento às políticas e agendas neoliberais, o que tem contribuído, no contexto local, para o enfraquecimento de políticas públicas específicas. No que pese aos esforços de sujeitos que atuam na educação pública, no sentido de implementar na rede municipal, a Educação Escolar Quilombola, ainda não há um currículo escolar específico, que favoreça o debate e a construção do conhecimento voltado à matriz Africana e Afro-brasileira. A pesquisa também evidenciou descasos, exclusão e abandono da educação formalmente instituída, principalmente, quando destinada à população negra e quilombola. A invisibilidade do ser negro quanto ao acesso a escolarização do saber; contribuiu para o aprofundamento da exploração da força de trabalho dessa população, que em meio, ao degradante sistema escravista, capitalista e racista sempre resistiu de forma ativa e articulada, ao longo da história. Desta forma, compreende-se, que tais dificuldades precisam ser enfrentadas e superadas, para que seja possível, levar adiante o desafio de tornar a escola, instrumento de transformação social e racial, proporcionando diálogos plurais, que contribuam na construção de conhecimentos e de identidade cultural no/do lugar onde está inserida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Ciências da Educação pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFOPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação escolar em um quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: lutas e desafios (2018-2022). pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The research that resulted in this dissertation deals with Quilombola School Education. The study site was Quilombo Saracura, in the municipality of Santarém, an Amazon floodplain region, whose uniqueness is significant because it is land that is flooded for a long period of the year, greatly affecting the way of life of its inhabitants. The general objective was to understand the difficulties and pedagogical challenges at Escola Nossa Senhora do Livramento in the period 2018-2022. In 2018, the school collapsed, bringing major reconstruction challenges in both the physical structure and pedagogical issues, leading teachers, students, the management team and other professionals to create alternative strategies for the continuity of education provision, due to the health crisis. Covid-19 and issues arising from policies put into practice by the Brazilian government. The investigation led to the formulation of the following problem: What are the difficulties and pedagogical challenges of School Education at the Várzea Nossa Senhora do Livramento School, Quilombo Saracura, in Santarém-Pará, with the intensification of conservative neoliberal policy in the period from 2018 to 2022? The research is configured in the bibliographical and documentary type, combined with fieldwork procedures, having as a theoretical methodological reference historical-dialectic materialism in dialogue with Ethnography and with theories in which the themes of Rural Education, territoriality and issues are present. related issues, such as: dialogue with Black Epistemologies and between class and race, fundamental for understanding and acting in education from an anti-classist, anti-capitalist and anti-racist perspective. The results indicate the precariousness of teaching work, since more than 90% of employees are temporary employees, in addition to contradictions with Rural Education at Quilombo Saracura. It was possible to identify an alignment with neoliberal policies and agendas, which has contributed, in the local context, to the weakening of specific public policies. Despite the efforts of individuals who work in public education, in order to implement Quilombola School Education in the municipal network, there is still no specific school curriculum that favors debate and the construction of knowledge focused on the African and Afro-Brazilian matrix. Brazilian. The research also highlighted neglect, exclusion and abandonment of formally established education, especially when aimed at the black and quilombola population. The invisibility of black people in terms of access to knowledge education; contributed to the deepening of the exploitation of the workforce of this population, which, in the midst of the degrading slave, capitalist and racist system, has always resisted in an active and articulated way, throughout history. In this way, it is understood that such difficulties need to be faced and overcome, so that it is possible to carry out the challenge of making the school an instrument of social and racial transformation, providing plural dialogues, which contribute to the construction of knowledge and identity. cultural in/of the place where it is located. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42426
dc.date.accessioned 2025-07-09T18:24:11Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T18:24:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Oeste do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Quilombo Saracura - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Saracura - quilombo - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Santarém - PA - Quilombo Saracura pt_BR
dc.subject Escola Várzea Nossa Senhora do Livramento - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Materialismo histórico e dialético pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola de Várzea - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Epistemologias negras pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Quilombola School Education pt_BR
dc.subject Federal University of Western Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Quilombo Saracura - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Saracura - quilombo - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Santarém - PA - Quilombo Saracura pt_BR
dc.subject Várzea School of Our Lady of Deliverance - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Historical and Dialectical Materialism pt_BR
dc.subject Ethnography pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Várzea School - Santarém - PA pt_BR
dc.subject Black Epistemologies pt_BR
dc.subject Black Women pt_BR
dc.subject Quilombola Women pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Valdenira Silva de.
dc.publisher Universidade Federal do Oeste do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School education in a Várzea quilombo in the Amazon region of Pará: struggles and challenges (2018-2022). pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Valdenira Silva de. Educação escolar em um quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: lutas e desafios (2018-2022). 2023. 240f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta