DSpace/Manakin Repository

As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: um estudo no Estado do Pará.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8626360942243438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COELHO, Wilma de Nazaré Baía.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-8679-809X pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. R. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Raquel Amorim.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-4817-0036 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 pt_BR
dc.contributor.referee3 SANTOS, Jocyleia Santana dos.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0003-2335-121X pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8198025782417839 pt_BR
dc.contributor.referee4 PINHO, Maria José de.
dc.contributor.referee4ID https://orcid.org/0000-0002-2411-6580 pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7113857811427432 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo apresenta como objeto de pesquisa, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) na Educação Básica do Estado do Pará. O objetivo geral é analisar os Documentos Curriculares referentes à escola básica do Estado do Pará em interface com as DCNEEQ. Assim, o trabalho se vincula ao escopo do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia, à linha de pesquisa Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo, a qual articula questões referentes à formação do educador amazônico e sua práxis pedagógica ao debate curricular, e, é subsidiado financeiramente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desta forma, a substância da investigação pautou-se nas formulações da literatura especializada sobre Educação das Relações Étnico-raciais em: Gonçalves e Silva (2000); Gomes (2003); Coelho e Coelho (2018); Coelho e Soares (2016); e Silva, Régis e Miranda (2018). Em Educação Escolar Quilombola, acionamos: Miranda (2012; 2018); Silva, G. (2012; 2014); Arruti (2017); Carril (2017); Carvalho e Dias (2017); e Custódio e Foster (2019). Em Políticas Educacionais, regulações e regulamentações, apontamos: Barroso (2005); Mainardes (2006); e Duarte (2010). A face interpretativa balizou-se nas noções conceituais de habitus, campo, capital, agente, refração e estratégias discursivas de Bourdieu (1989; 2003; 2013), ancorada nas noções conceituais de Currículo em: Apple (1979; 1995; 2001; 2006); Silva (1996; 2005) e Sacristán (2008; 2013). Leis em Thompson (1987), e, para conformar o conceito de Quilombo, acionamos: Moura (2020); Nascimento (2019); e Gomes (1996; 2006). Os dados foram estruturados metodologicamente a partir das conformações sobre a análise de conteúdo em (Bardin, 2016). O corpus documental, base para as análises, conforma: as produções acadêmicas que tematizam a Educação Escolar Quilombola no Brasil, o Plano Estadual de Educação do Estado do Pará, o Documento Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará (DCEFEF), o Documento Curricular para o Ensino Médio do Estado do Pará (DCEM) e os currículos Lattes dos/as agentes elaboradores/as dos documentos supracitados. Como fonte complementar, acionamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei nº. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 (Reforma do Ensino Médio). A sistematização dos dados seguiu a métrica de três movimentos estruturais: 1. O lugar das DCNEEQ em uma abordagem jurídica, conceitual e acadêmica; 2. O Perfil do Plano Estadual de Educação do Pará a partir das estratégias discursivas e o perfil dos/as agentes elaboradores/as; 3. O perfil do DCEIEF e do DCEM do Estado do Pará e de seus respectivos/as agentes elaboradores/as, ambos os perfis articulados e tensionados pelas DCNEEQ. Assim, apontamos que a Educação Escolar Quilombola tem sido alvo de tensões e articulações Sociais, Políticas, Jurídicas e Educacionais sob a égide de um habitus refratado da conformação de campos e capitais econômico e cultural, cujos/as agentes com autonomia para estabelecer as regras concorrem entre uma hegemonia cultural eurocêntrica e codificada pelo código neoliberal, disputando espaço com uma perspectiva epistemológica intercultural sob o olhar dos povos culturalmente diferenciados. Esse processo vem implicando em avanços e retrocessos entre as legislações reguladoras e regulamentadoras no que forma e conforma a construção orgânica e fidedigna de uma educação pautada em um saber escolar ancestral e, notadamente, antirracista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: um estudo no Estado do Pará. pt_BR
dc.date.issued 2024-03-01
dc.description.abstract The object of this study is the National Curriculum Guidelines for Maroons' School Education (DCNEEQ) in basic education in the state of Pará. The general objective is to analyze the Curriculum Documents referring to basic schooling in the state of Pará in interface with the DCNEEQ. Thus, the work is linked to the scope of the Postgraduate Program in Education in the Amazon, the line of research Education in the Amazon: educator training, pedagogical praxis and curriculum, which articulates issues related to the training of Amazonian educators and their pedagogical praxis to the curricular debate, and is subsidized by the financial seal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). In this way, the substance of the investigation was based on the formulários of the Specialized Literature on Education for Ethnic-Racial Relations in: Gonçalves and Silva (2000); Gomes (2003); Coelho and Coelho (2018); Coelho and Soares (2016); and Silva, Régis and Miranda (2018). In Maroons' School Education, we used: Miranda (2012; 2018); Silva, G. (2012; 2014); Arruti (2017); Carril (2017); Carvalho and Dias (2017); and Custódio and Foster (2019). In Educational Policies, regulations and regulations, we point out: Barroso (2005); Mainardes (2006); and Duarte (2010). The interpretative side was based on Bourdieu's (1989; 2003; 2013) conceptual notions of habitus, field, capital, agent, refraction and discursive strategies, anchored in the conceptual notions of Curriculum in: Apple (1979; 1995; 2001; 2006); Silva (1996; 2005); and Sacristán (2008; 2013). Laws in Thompson (1987) and, to shape the concept of Maroons', we used: Moura (2020); Nascimento (2019); and Gomes (1996; 2006). The data was structured methodologically based on the content analysis (Bardin, 2016). The documentary corpus, the basis for the analysis, consists of: academic productions that focus on Maroons' School Education in Brazil, the State Education Plan for the state of Pará, the Curriculum Document for Early Childhood Education and Primary Education in the state of Pará (DCEFEF), the Curriculum Document for Secondary Education in the state of Pará (DCEM) and the Lattes CVs of the agents who drafted the aforementioned documents. As a complementary source, we used the National Common Curriculum Base (BNCC) and Law No. 13,415 of February 16, 2017 (High School Reform). The systematization of the data followed the metric of three structural movements: 1. The place of the DCNEEQ in a legal, conceptual and academic approach; 2. The Profile of the Pará State Education Plan based on the discursive strategies and the profile of the drafting agents; 3. The profile of the DCEIEF and DCEM of the state of Pará and their respective drafting agentes, both profiles articulated and tensioned by the DCNEEQ. Thus, we point out that Maroons' School Education has been affected by social, political, legal and educational tensions and articulations under the aegis of a habitus refracted from the conformation of economic and cultural fields and capitals, whose agents with autonomy to establish the rules compete between a Eurocentric cultural hegemony and codified by the neoliberal code, disputing space with an intercultural epistemological perspective under the gaze of culturally differentiated peoples. This process has led to advances and setbacks in the regulatory legislation that forms and shapes the organic and reliable construction of an education based on ancestral and, notably, anti-racist school knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42427
dc.date.accessioned 2025-07-09T18:43:04Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T18:43:04Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Diretrizes curriculares nacionais pt_BR
dc.subject Pará - educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Tese pt_BR
dc.subject Estado do Pará - educação básica pt_BR
dc.subject Estado do Pará - educação básica pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Quilombolas - Norte do Brasil pt_BR
dc.subject Escolas quilombolas - Norte do Brasil pt_BR
dc.subject Comunidades quilombolas - Norte do Brasil pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Alto Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Itacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Ancestralidade negra pt_BR
dc.subject Quilombola School Education pt_BR
dc.subject National Curriculum Guidelines pt_BR
dc.subject Pará - Quilombola School Education pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Thesis pt_BR
dc.subject State of Pará - Basic Education pt_BR
dc.subject Content Analysis - Bardin pt_BR
dc.subject Quilombolas - Northern Brazil pt_BR
dc.subject Quilombola Schools - Northern Brazil pt_BR
dc.subject Quilombola Communities - Northern Brazil pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Alto Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Itacuruçá - Quilombola Community - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Women pt_BR
dc.subject Black Ancestry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Laércio Farias da.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National curriculum guidelines for quilombola school education: a study in the State of Pará. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Laércio Farias da. As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: um estudo no Estado do Pará. 2024. 250f. Tese (Doutorado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta