DSpace/Manakin Repository

Oficina com garrafas pet como instrumento de aprendizagem no estágio de biologia: um relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee1ID FRAZÃO CHAVES, Márcio. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias.
dc.contributor.referee2ID FERREIRA, S. V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho é um relato de experiência de uma oficina vivenciada nas aulas de Estágio Supervisionado para o ensino de Ciências Biológicas II (semestre 2023.1) junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité – PB. O objetivo foi iniciar o processo de conscientização dos alunos sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domésticos, como também sobre o reaproveitamento dos materiais recicláveis, trabalhando a metodologia lúdicopedagógica como ferramenta no ensino-aprendizagem. A justificativa está no fato de que tal metodologia pode ser abordada nos espaços de educação formal, bem como, pelo fácil acesso ao material reciclável, mediando a oportunidade de troca de saberes entre os alunos e estagiários. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Eudenicio Correia Lins, município de Barra de Santa Rosa - PB, durante a vigência de 25 de Agosto de 2023 a 20 de Outubro de 2023. Houve a realização da oficina temática (reciclagem de garrafas PET) para promover o ensino e a aprendizagem na disciplina de Ciências. A vivência da experiência teve bons resultados, dentre os quais: a constatação de que os alunos exibiram maior interesse pela temática da aula e que os mesmos também demonstraram que sabiam trabalhar em grupos. Ainda, os estudantes foram receptivos quanto à abordagem da oficina, tornando o momento interativo, dinâmico e de muito aproveitamento dentre os personagens da ação didática (estagiário, alunos do fundamental, professor do ensino fundamental, docente e supervisor da licenciatura). Consideramos que a experiência proporcionou aos alunos a conscientização sobre a temática dos impactos que o lixo em excesso causa para o meio ambiente, bem como que aprender também pode ser prazeroso e lúdico. Proporcionou uma valorização do conhecimento aos discentes de estágio, uma vez identificadas as alternativas e possibilidades que o docente em formação pode exercer através de atribuições teórico-práticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Oficina com garrafas pet como instrumento de aprendizagem no estágio de biologia: um relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-04
dc.description.abstract This paper reports on the experience of a workshop held during the Supervised Internship for Biological Sciences II (semester 2023.1) in the Bachelor's Degree in Biological Sciences at the Center for Education and Health (CES) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cuité campus, Paraíba. The objective was to raise students' awareness about the proper disposal of household solid waste and the reuse of recyclable materials, using playful pedagogical methodology as a teaching-learning tool. The rationale lies in the fact that this methodology can be implemented in formal education settings, as well as the easy access to recyclable materials, facilitating the exchange of knowledge between students and interns. The activities were carried out at the José Eudenicio Correia Lins Municipal Elementary School, in the municipality of Barra de Santa Rosa - PB, from August 25, 2023 to October 20, 2023. A thematic workshop (PET bottle recycling) was held to promote teaching and learning in the Science subject. The experience yielded positive results, including the observation that students showed greater interest in the class topic and demonstrated their ability to work in groups. Furthermore, the students were receptive to the workshop approach, making it an interactive, dynamic, and highly engaging experience for all involved (intern, elementary students, elementary school teacher, professor, and undergraduate supervisor). We believe the experience raised students' awareness of the impacts of excessive waste on the environment and that learning can also be enjoyable and fun. It enhanced the students' knowledge, as they identified the alternatives and possibilities that pre-service teachers can pursue through theoretical and practical assignments. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42428
dc.date.accessioned 2025-07-09T18:45:53Z
dc.date.available 2025-07-09
dc.date.available 2025-07-09T18:45:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Formação docente - Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas - estágio - supervisionado pt_BR
dc.subject Garafa - pet - uso - oficina pt_BR
dc.subject Escola municipal José Eudenicio Correia Lins pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saude pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Recycling pt_BR
dc.subject Bottle - pet - use - workshop pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teacher training - Biological Sciences pt_BR
dc.subject José Eudenicio Correia Lins Municipal School pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Metodologías activas pt_BR
dc.subject Botella - mascota - uso - taller pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Ciencias Biológicas - pasantía - supervisada pt_BR
dc.subject Escuela Municipal José Eudenicio Correia Lins pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREIRES, Jeová dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Workshop with PET bottles as a learning tool in the biology internship: an experience report. pt_BR
dc.title.alternative Taller con botellas PET como herramienta de aprendizaje en la pasantía de biología: relato de una experiencia. pt_BR
dc.identifier.citation FREIRES, Jeová dos Santos. Oficina com garrafas pet como instrumento de aprendizagem no estágio de biologia: um relato de experiência. 2025. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42428 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo relata la experiencia de un taller realizado durante la Práctica Supervisada de Ciencias Biológicas II (semestre 2023.1) de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, Paraíba. El objetivo fue sensibilizar a los estudiantes sobre la correcta disposición de los residuos sólidos domésticos y la reutilización de materiales reciclables, utilizando una metodología pedagógica lúdica como herramienta de enseñanza-aprendizaje. La justificación radica en la posibilidad de implementar esta metodología en entornos de educación formal, así como en el fácil acceso a materiales reciclables, lo que facilita el intercambio de conocimientos entre estudiantes y practicantes. Las actividades se llevaron a cabo en la Escuela Primaria Municipal José Eudenicio Correia Lins, en el municipio de Barra de Santa Rosa - PB, del 25 de agosto de 2023 al 20 de octubre de 2023. Se realizó un taller temático (reciclaje de botellas PET) para promover la enseñanza y el aprendizaje en la asignatura de Ciencias. La experiencia arrojó resultados positivos, incluyendo la observación de un mayor interés de los estudiantes en el tema de la clase y su capacidad para trabajar en equipo. Además, los estudiantes se mostraron receptivos al enfoque del taller, lo que lo convirtió en una experiencia interactiva, dinámica y muy atractiva para todos los participantes (becario, estudiantes de primaria, maestro de primaria, profesor y supervisor de pregrado). Creemos que la experiencia concientizó a los estudiantes sobre el impacto del desperdicio excesivo en el medio ambiente y que el aprendizaje también puede ser ameno y divertido. Fortaleció sus conocimientos, ya que identificaron las alternativas y posibilidades que los futuros maestros pueden explorar mediante tareas teóricas y prácticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta