DSpace/Manakin Repository

Concepções de professores da educação básica sobre dificuldades de ensino-aprendizagem em botânica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5597411056495621 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.description.resumo Professores de biologia e ciências enfrentam diversos obstáculos para o ensino de botânica, seja por falta de recursos didáticos ou por problemas em sua formação inicial. Portanto torna-se necessário conhecer esses problemas a fundo para que a solução seja desenvolvida. Logo, este trabalho caracteriza-se como um estudo de investigação qualitativo sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem de botânica em um segmento da educação básica brasileira. A ferramenta formulário, por meio do Google Forms, é constituída por 12 questões e foi utilizada como instrumento para obter os dados, cedidos por professores 10 formados em ciências biológicas da educação básica no interior da Paraíba e no interior do Rio Grande do Norte. Os resultados demonstraram um quadro positivo na formação de docentes no âmbito da formação para o ensino de botânica, pois todos aqueles que foram consultados apresentaram formação adequada e entendem a necessidade da formação continuada para a prática educativa, com todos apresentando algum tipo de pós-graduação, assim como a importância da contextualização e implementação de metodologias alternativas. Suas dificuldades partem de fatores externos à atuação do docente. Entre os fatores citados, temos: a falta de recursos didáticos devido ao financiamento limitado das escolas, problemas comportamentais de estudantes, no sentido de desinteresse, e vícios estruturais do conteúdo de botânica dos livros didáticos, representando problemas que muitas vezes não podem ser resolvidos apenas com a melhoria da capacitação docente, demonstrando uma barreira sistêmica na infraestrutura educacional. Portanto, é necessário que se continue produzindo pesquisas e referências bibliográficas para a construção de um leque de possibilidades e recursos que o professor pode utilizar em sala de aula, mitigando os problemas que estão ao seu alcance. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Concepções de professores da educação básica sobre dificuldades de ensino-aprendizagem em botânica. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-09
dc.description.abstract Biology and science teachers face several obstacles in teaching botany, whether due to a lack of teaching resources or problems in their initial training. Therefore, it is necessary to understand these problems in depth in order to develop solutions. Therefore, this work is characterized as a qualitative research study on the difficulties in teaching and learning botany in a segment of Brazilian basic education. The tool, using Google Forms, consists of 12 questions and was used to obtain data provided by 10 teachers trained in biological sciences in basic education in the interior of Paraíba and Rio Grande do Norte. The results demonstrated a positive outlook for teacher training in botany teaching, as all those interviewed had adequate training and understood the need for continuing education for educational practice, with all having some type of postgraduate degree, as well as the importance of contextualization and implementing alternative methodologies. Their difficulties stem from factors external to the teacher's performance. Among the factors cited are: the lack of teaching resources due to. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42439
dc.date.accessioned 2025-07-10T17:21:31Z
dc.date.available 2025-07-10
dc.date.available 2025-07-10T17:21:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject CTS pt_BR
dc.subject Licenciatura pt_BR
dc.subject Formulário pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Botânica pt_BR
dc.subject Ensino de botânica pt_BR
dc.subject Botânica– professores- ensino pt_BR
dc.subject Botânica– livro didático pt_BR
dc.subject Botânica– sala de aula pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Degree pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.subject Teaching botany pt_BR
dc.subject Botany – textbook pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Form pt_BR
dc.subject Botany pt_BR
dc.subject Botany – teachers – teaching pt_BR
dc.subject Botany – classroom pt_BR
dc.subject Capacitación pt_BR
dc.subject Grado pt_BR
dc.subject Enseñar botánica pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.subject Botánica – profesores – enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Rhamon Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Basic education teachers' conceptions of teaching-learning difficulties in botany. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de los profesores de educación básica sobre las dificultades de enseñanza-aprendizaje en botánica. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Rhamon Santos. Concepções de professores da educação básica sobre dificuldades de ensino-aprendizagem em botânica. 2025. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42439 pt_BR
dc.description.resumen Los profesores de biología y ciencias se enfrentan a diversos obstáculos en la enseñanza de la botánica, ya sea por falta de recursos didácticos o por problemas en su formación inicial. Por lo tanto, es necesario comprender estos problemas en profundidad para desarrollar soluciones. Por lo tanto, este trabajo se caracteriza como un estudio de investigación cualitativo sobre las dificultades en la enseñanza y el aprendizaje de la botánica en un segmento de la educación básica brasileña. La herramienta, que utiliza Formularios de Google, consta de 12 preguntas y se utilizó para obtener datos de 10 profesores formados en ciencias biológicas en la educación básica del interior de Paraíba y Rio Grande do Norte. Los resultados demostraron una perspectiva positiva para la formación del profesorado en la enseñanza de la botánica, ya que todos los entrevistados tenían formación adecuada y comprendían la necesidad de la formación continua para la práctica educativa. Todos ellos contaban con algún tipo de posgrado, así como la importancia de la contextualización y la implementación de metodologías alternativas. Estas dificultades se derivan de factores externos a la labor docente. Entre los factores citados se encuentran la falta de recursos didácticos debido a la limitada financiación escolar, problemas de comportamiento estudiantil, como la falta de interés, y deficiencias estructurales en el contenido de botánica de los libros de texto. Estos problemas a menudo no se pueden resolver únicamente mejorando la formación docente, lo que demuestra una barrera sistémica en la infraestructura educativa. Por lo tanto, es necesario continuar generando investigaciones y referencias bibliográficas para crear una gama de posibilidades y recursos que los docentes puedan utilizar en el aula, mitigando así los problemas a su alcance. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta