dc.creator.ID |
SOUSA, L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3868347874856126 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, F. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho traz uma discussão sobre o ensino da espiritualidade nas escolas. Tendo
como objetivo principal analisar as opiniões dos docentes e discentes a respeito da educação
espiritual no ensino fundamental e médio. E como objetivos específicos: analisar a educação
espiritual discente e docente no ambiente escolar; identificar valores humanos ensinados na
escola para uma ética de justiça, solidariedade e respeito pelas diferenças e investigar valores
pessoais coletivos e individuais difundidos na escola. Para atingir este objetivo, iniciou-se
com uma breve análise sobre espiritualidade trazendo as ideias de autores como Comenius e
suas opiniões sobre o ensino fundamental a partir da espiritualidade nas escolas. Em seguida,
problematizou-se como o ensino de valores espirituais está sendo ensinado, considerando o
momento em que se vive hoje. Em seguida, promoveu se uma análise sobre este ensino a
partir do ponto de vista discente e docente do ensino fundamental e médio, através da
aplicação de um questionário em escolas da região de Sousa- PB, Marizópolis-PB, e uma
aluna de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Espiritualidade e educação escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
The present work brings a discussion about the teaching of spirituality in schools. Its main
objective is to analyze the opinions of teachers and students regarding spiritual education in
primary and secondary education. And as specific objectives: to analyze the spiritual
education student and teacher in the school environment; to identify human values taught in
school for an ethic of justice, solidarity and respect for differences, and to investigate personal
and collective personal values spread throughout the school. To achieve this goal, we began
with a brief analysis of spirituality bringing the ideas of authors such as Comenius and his
opinions about primary education from spirituality in schools. Then, it was questioned how
the teaching of spiritual values is being taught, considering the moment in which one lives
today. Then, an analysis of this teaching from the point of view of the student and teacher of
primary and secondary education was carried out through the application of a questionnaire in
schools in the Sousa-PB area, Marizópolis-PB, and a student from Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4258 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-11T17:14:50Z |
|
dc.date.available |
2019-06-11 |
|
dc.date.available |
2019-06-11T17:14:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação espiritual - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação espiritual - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Espiritualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Valores humanos - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Spiritual education - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Spiritual education - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Spirituality |
pt_BR |
dc.subject |
Human values - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Lucelita Duarte de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Spirituality and school education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Lucelita Duarte de. Espiritualidade e educação escolar. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |