dc.creator.ID |
LOPES, Marcela Ferreira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7804933907112231 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
DIONIZIO NETO, Manoel. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objeto de estudo o ensino de Filosofia que é ofertado nas escolas
públicas estaduais de nível médio na cidade de Cajazeiras-PB, com o principal objetivo
de analisar aquilo que se denomina de potencial filosófico do ensino da Filosofia,
oferecido em quatro escolas estaduais, isto é, averiguar a capacidade desse ensino de
levar os sujeitos nele envolvidos de fazerem uma autêntica experiência do filosofar. Os
objetivos específicos propostos foram os de caracterizar o potencial filosófico para o
ensino de Filosofia; Identificar os desafios (limites) encontrados pelos sujeitos
(professores e alunos) das escolas da rede estadual de ensino; e de verificar a existência
de experiências de sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia desde a
perspectiva do filosofar para o aumento do potencial filosófico no ensino ofertado por
essas escolas, tendo como aporte teórico: Alves (2002); Aspis (2004); Gallo (2012);
Rodrigues (2014); Severino (2014); entre outros da área do ensino de Filosofia e os
principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) direcionado
a esse componente curricular. O tipo da pesquisa constituiu-se de predominância
qualitativa com pesquisa de campo para a aplicação de questionários destinados a quatro
professores e a oitenta e nove alunos e observação das aulas de Filosofia. Os resultados
apontaram que persistem desafios referentes ao ensino de Filosofia como a carga horária
bastante limitada para a disciplina, a falta de leitura por parte dos alunos e a ausência ou
precariedade dos recursos didáticos disponíveis. Mas, evidenciaram também, que há
também experiências de sucesso. Estes foram registrados nos casos em que os
professores, partindo do cotidiano e da vida dos alunos, utilizaram especialmente de
temas inseridos na realidade dos discentes facilitando a mediação dos conteúdos
propostos e fazendo de forma exitosa o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia,
momentos de experiência do filosofar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06-13 |
|
dc.description.abstract |
This work studies Teaching Philosophy that is offered in four public high schools in the
city of Cajazeiras/PB and its philosophical potential. The specific aims were: to explain
what the philosophical potential in Teaching of Philosophy means, to identify the
challenges (limits) encountered by teachers and students for this kind of teaching and
learning, to verify the existence of successful experiences in the teaching-learning
process of Philosophy from the perspective of philosophizing, to increase the
philosophical potential. It was a qualitative research by application forms and class-
room observations and personal interviews with teachers and students. Some challenges
still going on: non-sufficient time for Philosophy classes and lot of students with
reading problems and the absence or precariousness of didactic resources. But there are
also successful experiences. The successful experiences in Teaching Philosophy show
how is important teachers try teach starting from the daily student’s life and theirs
personal reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-11T17:36:16Z |
|
dc.date.available |
2019-06-11 |
|
dc.date.available |
2019-06-11T17:36:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas estaduais - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy - high school |
pt_BR |
dc.subject |
State public schools - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy - high school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Marcela Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of philosophy as an experience of philosophizing in the middle-level public schools of the city of Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq. |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Marcela Ferreira. O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |