DSpace/Manakin Repository

O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, Marcela Ferreira. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Valter Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7804933907112231 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.referee2 DIONIZIO NETO, Manoel.
dc.description.resumo Este trabalho tem por objeto de estudo o ensino de Filosofia que é ofertado nas escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Cajazeiras-PB, com o principal objetivo de analisar aquilo que se denomina de potencial filosófico do ensino da Filosofia, oferecido em quatro escolas estaduais, isto é, averiguar a capacidade desse ensino de levar os sujeitos nele envolvidos de fazerem uma autêntica experiência do filosofar. Os objetivos específicos propostos foram os de caracterizar o potencial filosófico para o ensino de Filosofia; Identificar os desafios (limites) encontrados pelos sujeitos (professores e alunos) das escolas da rede estadual de ensino; e de verificar a existência de experiências de sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia desde a perspectiva do filosofar para o aumento do potencial filosófico no ensino ofertado por essas escolas, tendo como aporte teórico: Alves (2002); Aspis (2004); Gallo (2012); Rodrigues (2014); Severino (2014); entre outros da área do ensino de Filosofia e os principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) direcionado a esse componente curricular. O tipo da pesquisa constituiu-se de predominância qualitativa com pesquisa de campo para a aplicação de questionários destinados a quatro professores e a oitenta e nove alunos e observação das aulas de Filosofia. Os resultados apontaram que persistem desafios referentes ao ensino de Filosofia como a carga horária bastante limitada para a disciplina, a falta de leitura por parte dos alunos e a ausência ou precariedade dos recursos didáticos disponíveis. Mas, evidenciaram também, que há também experiências de sucesso. Estes foram registrados nos casos em que os professores, partindo do cotidiano e da vida dos alunos, utilizaram especialmente de temas inseridos na realidade dos discentes facilitando a mediação dos conteúdos propostos e fazendo de forma exitosa o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia, momentos de experiência do filosofar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-13
dc.description.abstract This work studies Teaching Philosophy that is offered in four public high schools in the city of Cajazeiras/PB and its philosophical potential. The specific aims were: to explain what the philosophical potential in Teaching of Philosophy means, to identify the challenges (limits) encountered by teachers and students for this kind of teaching and learning, to verify the existence of successful experiences in the teaching-learning process of Philosophy from the perspective of philosophizing, to increase the philosophical potential. It was a qualitative research by application forms and class- room observations and personal interviews with teachers and students. Some challenges still going on: non-sufficient time for Philosophy classes and lot of students with reading problems and the absence or precariousness of didactic resources. But there are also successful experiences. The successful experiences in Teaching Philosophy show how is important teachers try teach starting from the daily student’s life and theirs personal reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261
dc.date.accessioned 2019-06-11T17:36:16Z
dc.date.available 2019-06-11
dc.date.available 2019-06-11T17:36:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Filosofia - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Filosofia - ensino médio pt_BR
dc.subject Escolas públicas estaduais - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Filosofia - ensino médio pt_BR
dc.subject Philosophy - teaching and learning pt_BR
dc.subject Philosophy - high school pt_BR
dc.subject State public schools - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Philosophy - high school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Marcela Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of philosophy as an experience of philosophizing in the middle-level public schools of the city of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq.
dc.identifier.citation LOPES, Marcela Ferreira. O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta