dc.creator.ID |
LEITE, J. D. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7112569049955328 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Fabiana Feitosa de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-11T17:58:04Z |
|
dc.date.available |
2019-06-11 |
|
dc.date.available |
2019-06-11T17:58:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem mediadora |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resources |
pt_BR |
dc.subject |
Country Schools |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical game |
pt_BR |
dc.subject |
Intermediate learning |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo presenta una investigación realizada enlasclases de Geografía donde se produjo y experimentóunjuego pedagógico como recurso didáctico potencializador enlasclases de Geografía. Porque lautilización de recursos didácticos es una importante herramienta para facilitar elaprendizaje y superar lasdificultades que losalumnoshan traído de laenseñanza tradicional, específicamente de laenseñanza de Geografía. De esta forma, lainvestigacióntiene por objetivo general producir y experimentar enel contexto escolar unjuego pedagógico que facilite elproceso de enseñanza-aprendizajeenlaclase de Geografíaconla temática los conceptos geográficos a través de lamediación. En esta investigación utilizamos elpresupuesto de lainvestigacióncualitativa, a través de lainvestigación-acción. Los datosrecolectadosfueronanalizados de forma descriptiva e interpretativa, ya que ésta se caracteriza por laobservación y correlación de hechos, buscando describirlas características o relaciones existentes enlasacciones realizadas enla sala a través de laInvestigación-Acción, como también presentamos a través de fotos mostrando las etapas de laintervención pedagógica envarios momentos y cuadrosconlasrespuestas de loscuestionarios, aplicados durante lainvestigación. Verificamos quéintervención pedagógica fue relevante para elaprendizaje de losalumnos, pueslosmismosdesarrollaron al jugar eljuego, una mejorcomprensión de los conceptos geográficos, indicando eljuego a través de lamediación como un potencializador enelproceso de enseñanza-aprendizajeenlasclases de Geografía. |
pt_BR |