dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Elzanir dos |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico foi procedido com base numa investigação norteada pelos
seguintes objetivos: analisar a metodologia do ensino da leitura nas turmas do 3ª e 4ª ano de
uma escola municipal da rede pública na cidade de Uiraúna-PB; conhecer as estratégias de
enfrentamento das dificuldades dos estudantes em relação a aprendizagem da leitura, e ainda,
elencar e refletir sobre os materiais pedagógicos utilizados pelas professoras para desenvolver
a prática da leitura. Com isso conhecer e compreender melhor a prática pedagógica utilizadas
no processo de aquisição da leitura da palavra, enquanto domínio do código escrito. A
pesquisa teve aporte teórico nos seguintes autores: Martins (1994), Chizzotti (1995), Kleiman
(1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch (2009), entre outros autores que
abordam a temática investigada. O instrumento utilizado na coleta de dados foi à entrevista
semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos anos iniciais do ensino
fundamental, sendo uma do 3º ano e outra do 4º ano dos anos iniciais. A abordagem foi do
tipo qualitativa são entrevista semiestruturais, é um tipo de abordagem ótima para qualificar e
aprofundar os conhecimentos durante a mesma. A investigação permitiu concluir que há uma
necessidade de revisão da metodologia utilizada pelos professores no que concerne ao
trabalho docente para desenvolvimento das práticas de leitura na educação básica. A
realização deste estudo nos possibilitou um melhor aprimoramento da escrita, sobretudo, a
partir do uso mais consciente da gramática. Também nos ajudou na compreensão dos textos
lidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-19 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work was undertaken on the basis of the following objectives guided
research: to analyze the reading teaching methodology classes in the 3rd and 4th year of a
municipal public school in the city of Uiraúna-PB; know the coping strategies of the
difficulties of students in relation to learning to read, and also to list and reflect on the
teaching materials used by teachers to develop the practice of reading. With this knowledge
and understanding the pedagogical practice used in word reading acquisition process while
writing code domain. The research was theoretical support the following authors: Martins
(1994), Chizzotti (1995), Kleiman (1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch
(2009), among other authors that address theme investigated. The instrument used for data
collection was the semistructured interview. The subjects were two teachers in the early years
of elementary school, being a 3rd year and another from the 4th year of the initial years. The
approach was the qualitative type are semistructured interview, is a kind of great approach to
qualify and deepen knowledge during it. The investigation has concluded that there is a need
to review the methodology used by teachers concerning the teaching work for the
development of reading practices in basic education. This study allowed us to better writing
improvement, especially from the more conscious use of grammar. It also helped us in
understanding the texts read. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4267 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-11T19:40:14Z |
|
dc.date.available |
2019-06-11 |
|
dc.date.available |
2019-06-11T19:40:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - metodologia do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Reading learning |
pt_BR |
dc.subject |
Training of readers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Valéria Pinheiro |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The training of readers in the initial years of a public school in Uiraúna-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Valéria Pinheiro. A formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |