DSpace/Manakin Repository

A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, C. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8006872792687932 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes
dc.contributor.referee2 CUNHA , Ane Cristine Hermínio
dc.description.resumo Vivemos em um mundo tecnológico, em uma sociedade repleta de meios de comunicação e informação, as quais são atualizadas a todo o momento. As tecnologias estão presentes na vida de todos e cresce cada vez mais o seu uso, originando mudanças em todo âmbito social, envolvendo um amplo espaço no ambiente educacional, contribuindo de forma significante, tanto para professores quanto para os alunos, proporcionando melhorias na prática pedagógica do professor e ampliando o ensino aprendizagem dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar a relação dos professores da rede Municipal da cidade de Santa Helena – PB, com a informática educativa, quanto a sua utilização como auxilio no processo de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico foi distinguido e explicado de acordo com vários autores, dentre eles, Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) e outros. O caráter da pesquisa configura-se como: uma abordagem qualitativa buscando a qualidade dos dados obtidos, um estudo de campo, pois estuda a realidade de um determinado lugar, aplicada buscando solucionar problemas específicos e ainda uma abordagem descritiva. O trabalho de campo realizou-se no período de Junho de 2016 envolveu um questionário, aplicado a 13 professores do Ensino Fundamental I e II, das três escolas públicas da zona urbana na cidade de Santa Helena-PB. As análises das respostas dos professores possibilitaram identificar uma carência de formação em meio as TICs na educação, ao mesmo tempo uma falta de incentivo por partes das escolas e também da Secretaria de Educação. Mesmo possuindo consciência de tal necessidade, os docentes não buscam um aperfeiçoamento que os qualifique para o atual mercado de trabalho, de modo que os alunos atuais exigem escolas e professores capazes de intervir na realidade que estão inseridos, para preparar cidadãos críticos que estejam aptos as exigências da sociedade atual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract We are living in a technological world, in a society full of communication and information resources, which are updated all the time. The technologies are present in everyone's lives and its use is increasing, causing changes in all social, involving a wide space in the educational environment, contributing in a significant feature, to teachers as well to students, providing improvements in teacher´s pedagogic practice and expanding the teaching and learning of students. The purpose of this study is to analyze the relationship of the Municipal school teaches from Santa Helena city - PB, with the educative computing, as its use as a realif in the process of teaching and learning. The theoretical basis was distinguished and explained according to several authors, among them Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) and others. The characteristic trait of this research is configured as a qualitative approach seeking the quality of data, a field of study, for studying the reality of a particular place, applied seeking to solve specific problems and even a descriptive approach. Fieldwork took place in June 2016 period involved a questionnaire administered to 13 teachers of elementary school I and II, the three public schools in the urban area in the city of St. Helena-PB. The analysis of teachers' responses possible to identify a lack of training among ICT in education at the same time a lack of incentive for parts of schools and also the Department of Education too. Even with awareness to this need, the teachers do not seek an improvement that qualify for the current labor market, so that current students require schools and teachers able to intervene in reality they are inserted to prepare critical citizens who are able to requirements of today's society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287
dc.date.accessioned 2019-06-12T16:41:33Z
dc.date.available 2019-06-12
dc.date.available 2019-06-12T16:41:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Informática educativa pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educational computing pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Camila Ribeiro
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship of teachers with educational computing in the Municipal Schools of Primary Education of the City of Santa Helena-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Camila Ribeiro. A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta