dc.creator.ID |
GOMES, C. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8006872792687932 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA , Ane Cristine Hermínio |
|
dc.description.resumo |
Vivemos em um mundo tecnológico, em uma sociedade repleta de meios de comunicação e
informação, as quais são atualizadas a todo o momento. As tecnologias estão presentes na vida de
todos e cresce cada vez mais o seu uso, originando mudanças em todo âmbito social, envolvendo um
amplo espaço no ambiente educacional, contribuindo de forma significante, tanto para professores
quanto para os alunos, proporcionando melhorias na prática pedagógica do professor e ampliando o
ensino aprendizagem dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar a relação dos professores da rede
Municipal da cidade de Santa Helena – PB, com a informática educativa, quanto a sua utilização como
auxilio no processo de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico foi distinguido e explicado de
acordo com vários autores, dentre eles, Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) e outros. O
caráter da pesquisa configura-se como: uma abordagem qualitativa buscando a qualidade dos dados
obtidos, um estudo de campo, pois estuda a realidade de um determinado lugar, aplicada buscando
solucionar problemas específicos e ainda uma abordagem descritiva. O trabalho de campo realizou-se
no período de Junho de 2016 envolveu um questionário, aplicado a 13 professores do Ensino
Fundamental I e II, das três escolas públicas da zona urbana na cidade de Santa Helena-PB. As
análises das respostas dos professores possibilitaram identificar uma carência de formação em meio as
TICs na educação, ao mesmo tempo uma falta de incentivo por partes das escolas e também da
Secretaria de Educação. Mesmo possuindo consciência de tal necessidade, os docentes não buscam um
aperfeiçoamento que os qualifique para o atual mercado de trabalho, de modo que os alunos atuais
exigem escolas e professores capazes de intervir na realidade que estão inseridos, para preparar
cidadãos críticos que estejam aptos as exigências da sociedade atual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
We are living in a technological world, in a society full of communication and information resources,
which are updated all the time. The technologies are present in everyone's lives and its use is
increasing, causing changes in all social, involving a wide space in the educational environment,
contributing in a significant feature, to teachers as well to students, providing improvements in
teacher´s pedagogic practice and expanding the teaching and learning of students. The purpose of this
study is to analyze the relationship of the Municipal school teaches from Santa Helena city - PB, with
the educative computing, as its use as a realif in the process of teaching and learning. The theoretical
basis was distinguished and explained according to several authors, among them Kenski (2011),
Libâneo (2007), Sampaio (2011) and others. The characteristic trait of this research is configured as a
qualitative approach seeking the quality of data, a field of study, for studying the reality of a particular
place, applied seeking to solve specific problems and even a descriptive approach. Fieldwork took
place in June 2016 period involved a questionnaire administered to 13 teachers of elementary school I
and II, the three public schools in the urban area in the city of St. Helena-PB. The analysis of teachers'
responses possible to identify a lack of training among ICT in education at the same time a lack of
incentive for parts of schools and also the Department of Education too. Even with awareness to this
need, the teachers do not seek an improvement that qualify for the current labor market, so that current
students require schools and teachers able to intervene in reality they are inserted to prepare critical
citizens who are able to requirements of today's society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T16:41:33Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12 |
|
dc.date.available |
2019-06-12T16:41:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Informática educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educational computing |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Camila Ribeiro |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship of teachers with educational computing in the Municipal Schools of Primary Education of the City of Santa Helena-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Camila Ribeiro. A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |