dc.creator.ID |
PASSOS, A. R. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5977462333839074 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Rejane Maria de Araújo |
|
dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Luisa de Marillac Soares |
|
dc.description.resumo |
O objeto de estudo desta pesquisa foi a prática da leitura no contexto Hospitalar. Este
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) norteou-se pelo seguinte questionamento: como o
trabalho pedagógico desenvolvido com a leitura a partir da biblioteca itinerante do Hospital
Universitário Júlio Bandeira (HUJB) pode contribuir com o desenvolvimento de crianças e
adolescentes hospitalizados? Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as
contribuições da leitura para a criança hospitalizada. A investigação foi procedida a partir das
ações desenvolvidas por meio da biblioteca itinerante do (HUJB), em Cajazeiras PB, através
do Projeto de extensão universitária intitulado “Integração ensino-serviço na humanização do
cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. Os objetivos específicos foram: investigar
as possibilidades de desenvolvimento cognitivo da criança que se encontra em processo de
hospitalização; identificar práticas educativas possíveis de serem desenvolvidas a partir da
biblioteca itinerante; apontar as especificidades do trabalho pedagógico no contexto
hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento
bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio de um estudo de caso no hospital
universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas
no HUJB (durante as vigências do Projeto de extensão nos anos de 2016 e 2017). A
abordagem foi do tipo qualitativa. No que concerne aos resultados esta pesquisa mostrou que
a leitura enquanto prática pedagógica no contexto hospitalar proporcionou às crianças
atendidas contribuições ao seu desenvolvimento cognitivo. De maneira intencional foram
explorados os três (literal, interpretativo e crítico), assim, as crianças tiveram a oportunidade
de ouvir, de falar, de questionar; manusear livros, imagens, objetos e cartazes. E assim, foi
possível desenvolver múltiplas habilidades nas crianças que ali se encontravam, tais como:
atenção, concentração, memória, oralidade, percepção visual, percepção auditiva, desinibição,
enriquecimento do vocabulário, etc. Desse modo, foi possível assegurar que o ato de ler,
realizado no contexto hospitalar, com a mediação do pedagogo, contribuiu no
desenvolvimento de habilidades, tais como: analisar, refletir, imaginar, criar, interpretar,
compreender. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A atuação do pedagogo na biblioteca itinerante do Hospital Universitário Júlio Bandeira em Cajazeiras PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-28 |
|
dc.description.abstract |
The object of study of this research is the practice of reading in the hospital context. This
course conclusion work was guided by the following question: how can the pedagogical work
developed by reading from the traveling library at HUJB contribute to the development of
hospitalized children and adolescents? This research had as general objective to investigate
the contributions of the reading to the hospitalized child. The research was based on the
actions developed through the traveling library of the Júlio Bandeira University Hospital
(HUJB), in Cajazeiras PB, through the University Extension Project entitled "Teaching-
service integration in the humanization of care for hospitalized children and adolescents." The
specific objectives were: to reflect on the possibilities of cognitive development of the child
who is in the process of hospitalization; identify educational practices that may be developed
from the traveling library; know the specificities of the pedagogical work in the hospital
context. As for the methodological course, this was started by means of a bibliographical
survey, and the next stage occurred through a case study in the university hospital. The
subjects participating in this research were some of the children attended at the HUJB (during
the duration of the Extension Project in the years 2016 and 2017). The approach was
qualitative. Regarding the results, this research showed that reading as a pedagogical practice
in the hospital context provided children with contributions to their cognitive development.
The three levels of reading were intentionally explored (literal, interpretive and critical), so
children had the opportunity to listen, to speak, to question; handle books, pictures, objects
and posters. And so, it was possible to develop multiple abilities in the children that were
there, such as: attention, concentration, memory, orality, visual perception, auditory
perception, disinhibition, enrichment of vocabulary, etc. In this way, it is possible to ensure
that the act of reading, carried out in the hospital context, through the mediation of the
pedagogue, contributed to the development of skills, such as: analyzing, reflecting, imagining,
creating, interpreting and understanding. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4289 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T16:59:14Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12 |
|
dc.date.available |
2019-06-12T16:59:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca itinerante |
pt_BR |
dc.subject |
Criança hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Itinerant library |
pt_BR |
dc.subject |
Hospitalized child |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PASSOS, Ana Raquel Rolim |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The performance of the pedagogue in the itinerant library of the University Hospital Júlio Bandeira in Cajazeiras PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PASSOS, Ana Raquel Rolim. A atuação do pedagogo na biblioteca itinerante do Hospital Universitário Júlio Bandeira em Cajazeiras PB . 2018. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |