dc.creator.ID |
LOPES, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5664474823007619 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve por objeto de investigação a leitura dos alunos de uma escola
do 5° ano na cidade de Aparecida PB. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a
leitura como fator primordial para o processo de aprendizagem escolar no ensino
fundamental. Os objetivos específicos foram: investigar a compreensão dos alunos
sobre a leitura; diagnosticar o nível de leitura dos estudantes do 5º ano; identificar os
progressos dos estudantes, no âmbito da leitura, alcançados durante a realização da
investigação. Os procedimentos metodológicos adotados para coleta de dados foram:
primeiramente um levantamento bibliográfico através de materiais impressos e busca
na internet; num segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola
da rede municipal da cidade de Aparecida PB, no período de 08 de março a 20 de
abril de 2018. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para essa pesquisa
foram o grupo focal e a observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram 05
estudantes do Ensino Fundamental I. Foi procedida a análise de conteúdo a partir de
uma abordagem do tipo qualitativa. Este estudo mostrou que a mediação pedagógica
eficiente baseada nas teorias é um fator determinante para que a aprendizagem dos
alunos fosse concretizada. Todavia, é preciso que essa mediação seja planejada, com
metodologias direcionadas ao desenvolvimento integral do aluno. As vivências
metodológicas realizadas durante a observação participante possibilitou-nos ratificar
que atividades diversificadas contribuem de forma eficaz na melhoria do desempenho
dos alunos no que concerne a aquisição do código escrito. Tal desempenho também é
aprimorado a partir do contato frequente com variadas práticas de leitura. Ademais,
conclui-se que, é necessário intensificar as práticas de leitura nas salas de aulas,
através da mediação adequada do professor, visto que, este ato proporciona ao
estudante o desenvolvimento da linguagem formal e, consequentemente sua
criatividade e capacidade de posicionar-se sobre diversos assuntos, bem como a
libertação de barreiras sociais que o impedem de se inserir na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As práticas de leitura como ferramenta de potencialização da aprendizagem escolar: estratégias e formas de conceber a leitura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-07 |
|
dc.description.abstract |
The present study had as object of investigation the reading of the students of a school of the 5th year in
the city of Aparecida PB. The specific objectives were: to investigate students'
understanding of reading; diagnose the level of reading of 5th year students; to identify
students' progress in reading during the course of the research. The methodological
procedures adopted for data collection were: first a bibliographical survey through
printed materials of the Internet search; In the second phase, the field research was
carried out at a school in the municipal network of the city of Aparecida PB, from
March 8 to April 20, 2018. The data collection instruments used for this research were
the focus group and participant observation. The subjects of the research were 05
students of elementary school I. Content analysis was carried out from a qualitative
approach. This study showed that efficient pedagogical mediation based on theories is a
determining factor for students' learning to be realized. However, it is necessary that this
mediation be planned, with methodologies directed to the integral development of the
student. The methodological experiences made during the participant observation
allowed us to confirm that diversified activities contribute in an effective way in
improving students' performance in what concerns the acquisition of written code. Such
performance is also improved by frequent contact with various reading practices. In
addition, it is concluded that it is necessary to intensify the reading practices in the
classrooms, through the appropriate mediation of the teacher, since, this act provides the
student with the development of formal language and, consequently, their creativity and
ability to position themselves on various issues, as well as the liberation of social
barriers that prevent it from entering into society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4307 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T17:43:41Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12 |
|
dc.date.available |
2019-06-12T17:43:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Educational mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Eliete de Sousa |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading practices as a tool for the potential of school learning: strategies and ways of conceiving reading. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Eliete de Sousa. As práticas de leitura como ferramenta de
potencialização da aprendizagem escolar: estratégias e
formas de conceber a leitura. 2018. 50 f. Monogrfaia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |