dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL , Maria Gerlaine Belchior |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de |
|
dc.description.resumo |
O trabalho tem a finalidade de investigar a leitura nos anos iniciais do ensino
fundamental. A escolha do tema justifica-se pelo fato de perceber a necessidade de
estratégias que possam ajudar às crianças. È necessário saber escolher livros
específicos para crianças que ajudem na criatividade, ensino e aprendizagem.. A
pesquisa tem como objetivo geral: Analisar os processos de ensino–aprendizagem
de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Específicos: Analisar as
estratégias utilizadas para leitura em sala de aula; Caracterizar a metodologia usada
pelos professores para ensinar a leitura aos alunos; Identificar os aspectos positivos
que contribuem para o bom desempenho dos alunos na leitura. Buscamos na
pesquisa, chegar a um entendimento da temática, assim dividindo o trabalho em três
capítulos. No primeiro capítulo realizamos um estudo teórico sobre a leitura e sua
respectiva influência na vida da criança. O segundo capítulo traz uma abordagem
sobre os desafios que os professores enfrentam na sala de aula, destaca também a
importância de se trabalhar com a leitura na escola, as várias estratégias de se
trabalhar a leitura, que proporcionam possibilidades de se trabalhar várias atividades
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois os mesmos caracterizam-se como
meio eficazes de desenvolvimento e socialização de saberes. No terceiro capítulo
fizemos uma análise sobre a utilização da leitura na sala de aula, através das
informações obtidas com a aplicação do questionário. A análise dos dados, isso se
deu a partir dos estudos realizados na fundamentação teórica. Neste capítulo
descrevemos o lugar da pesquisa sujeitos e os instrumentos da coleta de dados.
Procedemos a analise dos dados fundamentados por vários autores os quais nos
deram sustentação e embasamento teórico nas discussões. Finalizamos o estudo
apresentando com as considerações finais e reflexões pertinentes que surgiram
durante o processo de desenvolvimento da pesquisa e na análise de dados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: uma reflexão sobre a prática dos educadores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The work aims to investigate the reading in the early elementary school years. The
choice of subject is justified by the fact realize the need for strategies that can help
children. It is necessary to know how to choose specific books for children to help in
the creativity, teaching and learning. The research has the general objective: To
analyze the processes of teaching and learning of reading in the early elementary
school years. Specific: To analyze the strategies used to reading in the classroom;
Characterize the methodology used by teachers to teach reading to students; Identify
the positive aspects that contribute to the performance of students in reading. We
seek research, come to an understanding of the subject, thus dividing the work into
three chapters. In the first chapter performed a theoretical study on reading and its
influence on their child's life. The second chapter provides an approach to the
challenges that teachers face in the classroom, also highlights the importance of
working with reading in school, the various strategies to work reading, which provide
opportunities to work with various activities in Years of primary school, as they are
characterized as effective means of development and socialization of knowledge. In
the third chapter we made an analysis on the use of reading in the classroom,
through information obtained from the questionnaire. Data analysis, this came from
studies in theoretical foundation. This chapter describes the place of the research
subjects and instruments of data collection. Proceeded to analyze the data
substantiated by several authors who have given us support and theoretical basis in
discussions. We conclude this study presenting with relevant conclusions and
reflections that emerged during the development process of the research and data
analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4313 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T19:34:57Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12 |
|
dc.date.available |
2019-06-12T19:34:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Anos Iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Early years |
pt_BR |
dc.subject |
Educators |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Maria de Fátima Miranda |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: a reflection on the practice of educators. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Maria de Fátima Miranda. Leitura: uma reflexão sobre a prática dos educadores. 2014. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |