dc.creator.ID |
MARIANO, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3498735022026838 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos |
|
dc.contributor.referee2 |
BORBA, Valéria Maria de Lima |
|
dc.description.resumo |
Considerando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e
aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores
se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como
professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores;
identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores
trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a
sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da
aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º
ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar
mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona
autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A
pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e
Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37
anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de
Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa,
sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o
desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é
imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve
proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas
é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa.
Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura
contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo
contínuo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Considering reading as fundamental to the process of teaching and learning element
seek to answer the following question: How teachers formed / form readers? To
elaborate both the objectives: to examine how teachers, the 1st year of elementary
school, alumni / readers form; identify the conception of reading teachers; reflect how
reading teachers work in the classroom and relate the readers practice their teachers
practice the teaching of reading. So the teacher as facilitator of learning is the central
person to awaken a taste for reading students in the 1st year of elementary school.
We saw that reading is something greater than mechanically decoding letters and
phrases decontextualized, because reading provides autonomy, interaction and
creativity on the part of the reader and assigns meanings. The survey was conducted
with three teachers identified by the names of Sun, Moon and Star, guaranteeing the
anonymity of participants. The teachers are between 25 and 37 years, and two
working in the city of Cajazeiras / PB and the city of Cachoeira dos Indios / PB.
Methodology presented in the search type, subject, universe, collection instruments
and analysis. Finally, we saw the development of the reading process is critical
literacy is essential and that does not happen mechanically. Thus, the school must
provide improvement, performance and taste for reading among children, but it is
necessary, first of all, pay attention to teaching attractive and meaningful reading.
Thus, we have seen through the lines that there needs to be contextualized teaching
of reading and taking into consideration that learning to read is an ongoing process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T19:59:09Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12 |
|
dc.date.available |
2019-06-12T19:59:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher and reading relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Training of readers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIANO, Cicera de Souza |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |