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"A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão.

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dc.creator.ID BARROSO, F. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1600836631626378 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7585947992338412 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Cláudio Antônio de Vasconcelos.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Ubiracy de Souza.
dc.description.resumo A presente dissertação tem como tema o discurso predominante, a partir do ano de 1991, na TV Borborema de Campina Grande, Paraíba. Este discurso fundava-se na adoção, por aquela emissora, do lema "TV da terra " e na criação dos programas "A Hora do Povo na TV" e "Debate na TV". Através do discurso da "TV da terra " e dos referidos programas, a TV Borborema tentava distinguir-se como "televisão popular" no espaço da mídia eletrônica local. Esta abordagem rompe com as perspectivas teórico-metodológicas orientadas pela idéia de veiculação "ideologizada" do "popular " pelos "meios de comunicação de massa". Ao invés de aceitar que aquele discurso fosse um mascaramento sobre o "verdadeiro popular" para produzir a alienação e negar a luta de classes, este trabalho pressupõe que o "popular" da TV Borborema corresponde a uma verdade - entre outras - efetivamente presente â realidade social. Assim, colocou-se a necessidade de entender qual o "popular" eleito pela TV Borborema e as condições da veiculação do discurso relativo a este "popular" pela emissora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão. pt_BR
dc.date.issued 1996-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333
dc.date.accessioned 2019-06-13T16:34:08Z
dc.date.available 2019-06-13
dc.date.available 2019-06-13T16:34:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia Rural
dc.subject Televisão Popular
dc.subject Meios de Comunicação de Massa
dc.subject Mídia Televisiva - Campina Grande
dc.subject Programas de Televisão
dc.subject TV Borborema
dc.subject Rural Sociology
dc.subject Popular Television
dc.subject Mass Media
dc.subject Television Media - Campina Grande
dc.subject Television Programs
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROSO, Fernando Luiz Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "The hour of the people in the tv": analysis of the discourse of a "popular" experience of television. pt_BR
dc.relation "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão. pt_BR
dc.identifier.citation BARROSO, Fernando Luiz Alves. "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão. 1996. 291f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333 pt_BR
dc.description.resume La présente thèse a pour thème le discours prédominant, depuis 1991, à la télévision Borborema de Campina Grande, Paraíba. Ce discours reposait sur l'adoption par ce radiodiffuseur de la devise "Earth TV" et la création des programmes "People's Hour on TV" et "Debate on TV". À travers le discours et les programmes "Earth TV", Borborema TV a tenté de se distinguer en tant que "télévision populaire" dans l’espace des médias électroniques locaux. Cette approche rompt avec les perspectives théorico-méthodologiques guidées par l'idée d'une publicité "idéologisée" du "populaire" par les "médias de masse". Au lieu d'accepter que ce discours masquait le "vrai populaire" pour produire l'aliénation et nier la lutte des classes, cet ouvrage présuppose que la "populaire" Borborema TV correspond à une vérité - entre autres - réellement présente à la réalité développement social. Il était donc nécessaire de comprendre le "populaire" choisi par TV Borborema et les conditions de diffusion du discours relatif à ce "populaire" par le diffuseur. pt_BR


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