Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, S. D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5669530230496776 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
dc.description.resumo As crescentes estratégias governamentais de incentivo à leitura em nosso país não foram suficientes para despertar em nossos jovens o interesse pela literatura clássica. O clássico é aqui compreendido como instrumento de ampliação do conhecimento de mundo, de emancipação e desenvolvimento da maturidade linguística. Entre as estratégias de incentivo destacamos as adaptações dos clássicos em histórias em quadrinhos (HQ), aceitas atualmente com bons olhos pelas instituições de ensino e pela sociedade. Amparada em Moraes et. al. (2013), Coelho (2000), Hutcheon (2013), Machado (2009) entre outros, esta pesquisa monográfica visa discutir e analisar qualitativamente a adaptação em HQ da obra literária “Frankenstein” de Mary Shelley, distribuída pelo MEC para as bibliotecas públicas do país, destacando as relações entre imagem e texto verbal nas adaptações e a disseminação das HQs no universo infantojuvenil a fim de verificar como a adaptação é apresentada ao jovem leitor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Frankenstein em HQ na Escola Pública. pt_BR
dc.date.issued 2015.
dc.description.abstract Increasing government strategies to encourage reading in our country were not enough to awaken young people interest in classical literature. Classic books are here understood as an extension tool of world knowledge, emancipation and development of linguistic maturity. Among the strategies were adaptations of classic books into comics, currently accepted favorably by the institutions and society. Supported by Moraes. al. (2013), Rabbit (2000), Hutcheon (2013), Machado (2009) among others, this monographic research aims to discuss and qualitatively analyze the adaptation of the literary work "Frankenstein" by Mary Shelley into comics, distributed by MEC to Brazilian public libraries, highlighting the relationships between image and verbal text in adaptations and the spread of comics in the universe of chidren’s literature aiming to see how adaptations of classic books are presented to the young reader. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4337
dc.date.accessioned 2019-06-13T17:14:51Z
dc.date.available 2019-06-13
dc.date.available 2019-06-13T17:14:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Literatura clássica - adaptação pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Comic pt_BR
dc.subject Classical Literature - adaptation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVIA, Sâmea Damásio do Mota.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Frankenstein in HQ at Public School. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Sâmea Damásio da Mota. Frankenstein em HQ na escola pública. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta