dc.creator.ID |
SANTOS, B. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4520972780665892 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA , José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA ARRAIS , Maria Nazareth. |
|
dc.description.resumo |
O livro didático, doravante LD, é de fundamental importância para o ensino em sala de aula,
pois ele é o instrumento básico do ensino. Nesse trabalho será realizada uma análise do LD e
sobre como se dá a abordagem sobre o tratamento da variação linguística na perspectiva
sociolinguística. Com isso, objetivamos propor uma discussão sobre a importância de se
trabalhar o fenômeno da variedade de níveis linguísticos em sala de aula, por meio de um
estudo teórico-analítico do LD de língua portuguesa. Tendo em vista, o ensino tradicional que
privilegia a norma-padrão na escola, que a todo tempo está sendo abordada nas aulas de
língua portuguesa direcionadas apenas para a memorização mecânica de regras gramaticais,
estigmatizando as variedades linguísticas, que é comentada de maneira resumida, o que
consequentemente reforça o preconceito linguístico sobre aluno frente à diversidade
linguística presente na sociedade. A realização desse trabalho se deu por estudo teórico-
analítico de cunho qualitativo com ajuda dos pressupostos teóricos de Amaral (2013),
Alkmim (2001), Bagno (1999, 2013, 2007), Martelotta (2009), Martins (2014), Orlandi
(2006), PCN (1998), Tarallo (2005) e entre outros. Nosso enfoque se deu sobre a proposta
metodológica do livro Novas Palavras, de Amaral et all (2013, p. 162-190), em comparação
com a proposta curricular que aborda o fenômeno da variação, para avaliarmos se essa
temática está exposta de forma adequada ou se reforça o preconceito linguístico. Dessa forma
o docente para assumir uma postura inovadora, deve ter uma boa formação e um amplo
conhecimento da sociolinguística, e procurar pesquisar outros meios e materiais de ensino
para lhe ajudar nessa tarefa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A Sociolingüística e o Livro Didático: Uma Análise da Variação Lingüística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-07 |
|
dc.description.abstract |
The didactic book, from now on DB, it is fundamental importance to the teaching in the class,
because it is the basic instrument of the teaching. In this work, it will be held an analysis of
the DB and its approach about the treatment of linguistic variety in the sociolinguistic
perspective. Along with, we aim to propose a discussion about of the importance of working
the phenomenon of the variety of the linguistic levels in the class, through of analytical
theoretical study of the DB of the Portuguese language. With a view, the traditional teaching
which favours the standard rules in the school, that all the time is being approached in the
Portuguese Language classes, directed only to the rote memorization of the grammar rules,
stigmatizing the linguistic variety commented in a brief what therefore reinforces the
linguistic preconception about the student face to linguistic diversity in the society. To carry
out this work, was possible by analytical theoretical study, of qualitative nature with the help
of the theoretical assumption of Amaral (2013), Alkmim (2001), Bagno (1999, 2013, 2007),
Martelotta (2009), Martins (2014), Orlandi (2006), PCN (1998), Tarallo (2005) among others.
Our focus occurred on methodological proposal of the book “Novas Palavras” by Amaral etall
(2013, p. 162-190), comparing with curriculum proposal, which approach the phenomenon of
the variety of the linguistic, to evaluate if thematic it is exposed appropriately or if it reinforce
the linguistic preconception. In this way, to teacher takes an innovative position, he should
have a good formation and a great knowledge about the sociolinguistic and seek research
other means and teaching materials to help them in this task. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4338 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T17:34:42Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13 |
|
dc.date.available |
2019-06-13T17:34:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Variedades linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic varieties |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Beatriz Nunes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sociolinguistics and the Didactic Book: An Analysis of Variation Linguistics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Beatriz Nunes dos. A Sociolinguística e o Livro Didático: uma análise da variação linguística. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |