DSpace/Manakin Repository

Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6426835788306022 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-27
dc.description.abstract In this work, we emphasize the importance of spreading the pedagogy of multiliteracies by the multiplicity of languages that involves culture and values of different subjects, giving source to textual genres hybrids, which in turn, are highly interactive and collaborative in communicative social activities, as in has its accelerated movement in society with the advent of new information technologies. The choice of multiliteracies as the basis of that work is due to wanting to show that, with the emergence of new technologies, literacies are insufficient for the construction of meaning, since it only deals with reading and writing skills in social practices, which are increasingly more bombarded with multissemioses from the contemporary world. In this perspective, the objective of the research is to show the importance of working with writing through multiliteracies and reflect on the contribution of digital genres in this type of activity. To support research in embasamos studies Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) and others. The research is a qualitative approach, bibliographical nature. To highlight the importance of multiliteracies, present a proposal to work with writing, with the genre tale and is supported by the blog, to emphasize the importance of using didactic sequence as a methodological tool to represent a real situation of communication and, thus enable a better textual production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341
dc.date.accessioned 2019-06-13T17:51:28Z
dc.date.available 2019-06-13
dc.date.available 2019-06-13T17:51:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Letramentos pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Lettering pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Raianny Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta