dc.creator.ID |
DUARTE, R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6426835788306022 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos
multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e
valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua
vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na
medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das
novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento
neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas
tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto
que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são
cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo
contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância
do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a
contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a
pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman
(1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz;
Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e
outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico.
Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de
trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar
a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de
representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor
produção textual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-27 |
|
dc.description.abstract |
In this work, we emphasize the importance of spreading the pedagogy of
multiliteracies by the multiplicity of languages that involves culture and values of
different subjects, giving source to textual genres hybrids, which in turn, are highly
interactive and collaborative in communicative social activities, as in has its
accelerated movement in society with the advent of new information technologies.
The choice of multiliteracies as the basis of that work is due to wanting to show that,
with the emergence of new technologies, literacies are insufficient for the
construction of meaning, since it only deals with reading and writing skills in social
practices, which are increasingly more bombarded with multissemioses from the
contemporary world. In this perspective, the objective of the research is to show the
importance of working with writing through multiliteracies and reflect on the
contribution of digital genres in this type of activity. To support research in
embasamos studies Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014),
Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985),
Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) and others. The research is a
qualitative approach, bibliographical nature. To highlight the importance of
multiliteracies, present a proposal to work with writing, with the genre tale and is
supported by the blog, to emphasize the importance of using didactic sequence as a
methodological tool to represent a real situation of communication and, thus enable a
better textual production. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T17:51:28Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13 |
|
dc.date.available |
2019-06-13T17:51:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Letramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Lettering |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Raianny Lopes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |