Dépôt DSpace/Manakin

Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CAVALCANTE, E. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5609086530009485 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-18
dc.description.abstract The present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school, especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately directed the discussions to the theme proposed for class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
dc.date.accessioned 2019-06-13T19:25:57Z
dc.date.available 2019-06-13
dc.date.available 2019-06-13T19:25:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura - ensino pt_BR
dc.subject Sociolinguística interacional pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.subject Reading - teaching pt_BR
dc.subject Interactive sociolinguistics pt_BR
dc.subject Educational mediation pt_BR
dc.subject Pedagogical strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Eliane Pereira
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte