dc.creator.ID |
CAVALCANTE, E. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5609086530009485 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Hérica Paiva |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , Abdoral Inácio da |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística
Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de
ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na
perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez
(2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a
observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de
observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas,
constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos
enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do
Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias
pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma
aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente.
Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma
vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-18 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the
pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake
such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective
of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school,
especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as
research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and
posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the
analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in
a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical
strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more
meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that
the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately
directed the discussions to the theme proposed for class. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T19:25:57Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13 |
|
dc.date.available |
2019-06-13T19:25:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística interacional |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interactive sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Educational mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Eliane Pereira |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |