DSpace/Manakin Repository

Formação de leitores e questões de gênero através dos Mangás Shonen e Shoujo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID HOLANDA, W. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7516719404136837 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.advisor-co1ID MEDEIROS, Lígia Regina Calado de. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7520547082815507 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS , Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SOUSA , Elri Bandeira de.
dc.description.resumo Este trabalho se propõe a apresentar o mangá como uma ferramenta efetiva tanto para a formação de leitores, quanto para a discussão de questões relacionadas à representação do masculino e do feminino para o trabalho de leitura com o público infanto-juvenil. O ponto de partida são textos que apontam as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores no que se refere à leitura em sala de aula. Ao mesmo tempo, apresenta-se um novo olhar cultural, o oriental, pouco explorado em salas de aula, ainda que o gênero textual mangá seja de grande alcance em todo o mundo. O texto em quadrinhos apresenta um diferencial aos alunos, pois torna a leitura mais atrativa ao mesclar a presença dos textos verbal e não-verbal, que contribuem para um olhar mais atento e curioso aos detalhes. O trabalho também apresenta a relação do mangá com os estudos das questões de gênero, partindo da divisão entre o Shonen Mangá e o Shoujo Mangá, e focando na representação feminina nas histórias em quadrinhos orientais, tanto no quesito de construção do texto, relacionado às personagens e como são apresentadas, quanto no que diz respeito à conquista de espaço das escritoras em um meio predominantemente masculino: o da produção de mangás. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Formação de leitores e questões de gênero através dos Mangás Shonen e Shoujo. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract This work is presented as a model of a more effective task both for the formation of readers and for the task of representing the masculine and feminine journey without the reading work of the young adultpublic. The starting point are the texts that point out how the difficulties faced by students and teachers who do not agree with the reading of the classroom. "Even in time, it presents a new cultural view, the Eastern one, little explored in classrooms, although the mangagenre is of wide reach throughout the world. The comic book presents a differential to the students, because it makes a more present reading to blend the presence of verbal and nonverbal texts, which contribute to a more attentive and curious look at the details.The work also presents a working relationship with the students of gender issues, starting from the division between ShonenManga and the ShoujoManga, and focusing on the presentation in the oriental comics, both in terms of the construction of the text, as in the characters and how they are about what to do in a predominantly male medium: that of manga production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4343
dc.date.accessioned 2019-06-13T19:44:47Z
dc.date.available 2019-06-13
dc.date.available 2019-06-13T19:44:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Mangá pt_BR
dc.subject Questões de Gênero pt_BR
dc.subject Training of readers pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Mango pt_BR
dc.subject Gender Issues pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HOLANDA, Winnie Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training of readers and gender issues through Shonen and Shoujo Mantras. pt_BR
dc.identifier.citation HOLANDA, Winnie Rodrigues. Formação de leitores e questões de gênero através dos Mangás Shonen e Shoujo. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta