Dépôt DSpace/Manakin

Espelho de Narciso: a subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7585947992338412 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Marcus Faria.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Aécio Cândido de.
dc.contributor.referee3 DINIZ, Ariosvaldo da Silva.
dc.contributor.referee4 VASCONCELOS, Lúcio Flávio de.
dc.description.resumo A consolidacao de uma nova subjetividade e cultura narciseca foi resultante de um conjunto de transformacoes ocorridas no interior do grupo familiar, nos modos de vida tradicionais, nas recentes imbricacoes entre a esfera publica e privada no Brasil e foi resultante, sobretudo, das novas formas de socializacao, incluindo a midia e a publicidade, onde o desejo passou a ser produzido e direcionado por meio de comun'rcacoes imageticas, sedutoras e emocionais, criando novas demandas afetivas e simbolicas. E a imagem do Cacador de Marajas foi construida pela midia e pela publicidade como resposta a estas demandas, procurando resolver no campo politico as faltas do cotidiano, catalisando e mobilizando a emocao do publico atraves do drama e do espetaculo erguidos em torno da personalidade de Collor de Mello. A construcao da imagem do Cacador de Marajas foi feita com referencias constantes ao Cenario e ao Imaginario da decada de 80, com todos os seus medos, mitos e fantasias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência Política. pt_BR
dc.title Espelho de Narciso: a subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade. pt_BR
dc.date.issued 2004-05
dc.description.abstract The consolidation of a new subjectivity and a narcissistic culture were the results of a group of transformations that occurred in the core of the familiar unity, in its traditional ways of life, and in the recent imbrications between the public and the private sphere in Brazil. They were also, especially, where desire started to be produced and directed through emotional e seducing images, creating new affective and symbolic needs. As a response to these needs the image of the "Cacador de Marajas" (literally: Hunter of Overpaid Bureaucrats ) was created by the media and publicity. It tried do solve in the political field what was missing in the quotidian life, catalyzing and mobilizing the audience's emotion through drama and show around the personality of brazilian president Collor de Mello. The construction of this Hunter-of-Overpaid-Bureaucrats image was made with constant references to the scenery and the imaginary of the 80"s with all its fears, myths, and fantasies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353
dc.date.accessioned 2019-06-14T14:01:33Z
dc.date.available 2019-06-14
dc.date.available 2019-06-14T14:01:33Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Opinião Pública - Influência pt_BR
dc.subject Fernando Collor de Melo pt_BR
dc.subject Caçador de Marajás pt_BR
dc.subject Construção de Imagem - Mídia e Publicidade pt_BR
dc.subject Mídia e Publicidade pt_BR
dc.subject Cultura Narcíseca pt_BR
dc.subject Espelho de Narciso pt_BR
dc.subject Comunicações Imagéticas pt_BR
dc.subject Imaginário Popular e Mídia pt_BR
dc.subject Narcisismo pt_BR
dc.subject Marketing Político pt_BR
dc.subject Image and Video Hosting Services pt_BR
dc.subject Mídia e Escolha Política pt_BR
dc.subject Influência da Publicidade - Eleições pt_BR
dc.subject Influence of Advertising - Elections pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Ramilton Marinho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mirror of Narcissus: the subjectivity, the scenery and the imaginary of the 80's and the construction of the image of the hunter of marajás (literally: hunter of overpaid bureaucrats) through the media and publicity - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Ramilton Marinho. Espelho de Narciso: a subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade. 2004. 892f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte