DSpace/Manakin Repository

Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, J. S. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte
dc.description.resumo Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pùblica. pt_BR
dc.title Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract This work deals with school-community relations in the process of building Democratic management in a Municipal School of Sumé. Its general objective is to understand the relationship between management and school community in the construction of democratic management and as specific objectives identify and characterize the instances of democratization of management; analyze the strategies used by management in the processor manager; identify the strategies used by the community in the participatory process with school management and relate the strategies of both management and community to the functioning of these instances of democratization. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semi-structured interviews with manager, teacher and members of the school community. The data points to a gradual dialogue between school and community management, management involvement with the Political Pedagogical Project and School Board, but also a silencing of student participation and few strategies for involving the school community in school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
dc.date.accessioned 2019-06-15T18:44:30Z
dc.date.available 2019-06-15
dc.date.available 2019-06-15T18:44:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Interação escola comunidade pt_BR
dc.subject Relação escola e comunidade pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Escola e comunidade pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Participação da comunidade na escola pt_BR
dc.subject Gestão democrática da escola pt_BR
dc.subject Conselho escolar pt_BR
dc.subject School and community interaction pt_BR
dc.subject School and community pt_BR
dc.subject Community involvement in school pt_BR
dc.subject Democratic management of the school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Joseane da Silva Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Integration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta