DSpace Repository

Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD.

Show simple item record

dc.creator.ID ARAÚJO, K. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0245976822520594 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA , Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.referee2 LEÓN, Adriano de.
dc.description.resumo Esta dissertação focaliza o consumo de religião na contemporaneidade, a partir da análise de experiências de consumo religioso de participantes da IURD. Duas perspectivas teóricas foram utilizadas: (1) a contribuição de Bourdieu (1982/ 1999/2004) segundo a qual o campo religioso pode ser analisado como um espaço comparável ao mercado econômico, com seu comércio de símbolos; as igrejas e movimentos religiosos enquanto empresas produtoras de bens simbólicos; (2) a teoria do consumo, de Certeau (2002), com seus conceitos de usos, táticas e leituras múltiplas, realizadas pelos consumidores de religião, que representam manipulações simbólicas de elementos cúlticos disponibilizados pela IURD. Em termos de metodologia, utilizamos como estratégias de coleta de dados a realização de observação dos rituais nas reuniões da IURD e de entrevistas com fiéis, selecionados de forma casual em templos da referida igreja em Campina Grande, Paraíba. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o relacionamento dos fiéis/consumidores com o sagrado rompe as “barreiras” do institucionalmente proposto; (2) os consumidores de religião atuam enquanto autores de uma leitura da IURD e de seus produtos religiosos, demonstrando um misto de passividade e de não passividade no ato de consumir os produtos disponibilizados pela instituição analisada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD. pt_BR
dc.date.issued 2009-08
dc.description.abstract This dissertation focuses the consumption of religion in contemporaneity, through the analysis of consumption experiences of individuals who participate in the Igreja Universal do Reino de Deus - IURD (Universal Church of the Kingdom of God). We used two theoretical perspectives: (1) the contribution of Bourdieu (1982;1999), according to which the religious field can be analyzed in terms of an economic market, with its commercialization of symbolic products; (2) the consumption theory as elaborated by Certeau (2002), with his concepts of uses, tatics and multiple readings carried out by religion consumers, which mean symbolic manipulation of cultic elements offered by the IURD. Regarding to the methodology, we used as data collection strategies the direct observation of IURD meetings and interviews with a non-randomic sample of the IURD’s members in Campina Grande, Paraíba, Brazil. Among the main outcomes of our work we point out the following: (1) the relationship of religions consumers with the sacred overwhelms the institutional borders; (2) the religions consumers act as creative readers of symbols and cultic elements offered by the IURD, showing a mix of passivity and non passivity in their consumption of products offered by the institution we analyzed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372
dc.date.accessioned 2019-06-17T11:45:17Z
dc.date.available 2019-06-17
dc.date.available 2019-06-17T11:45:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Consumo Religioso pt_BR
dc.subject Neopentecostalismo pt_BR
dc.subject Táticas pt_BR
dc.subject Mercado Religioso pt_BR
dc.subject Religião e Sociedade pt_BR
dc.subject Religious Consumption pt_BR
dc.subject Neopentecostalism pt_BR
dc.subject Tatics pt_BR
dc.subject Religious Market pt_BR
dc.subject Religion and Society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Kielce Marne Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Religious and sacred consumption: "uses and tactics" of believers in relation to the symbolic products of the IURD. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, K. M. S. de. Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account