DSpace/Manakin Repository

Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AMARO, Edfaildo Eudes de Lima. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9299567065581653 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Hilmaria Xavier.
dc.description.resumo Santificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). pt_BR
dc.date.issued 2019-03-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
dc.date.accessioned 2019-06-17T19:35:38Z
dc.date.available 2019-06-17
dc.date.available 2019-06-17T19:35:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject História e Memória pt_BR
dc.subject Política Argentina - Eva Perón pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject History and Memory pt_BR
dc.subject Politics Argentina - Eva Perón pt_BR
dc.subject Film pt_BR
dc.subject Representation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMARO, Edfaildo Eudes de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Peronists and anti-Peronists between the lines of the cinema: the representations of Eva Perón in the films Eva de la Argentina (2011) and Evita (1996). pt_BR
dc.identifier.citation AMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392 pt_BR
dc.description.resumen Santificada por muchos y odiada por tantos otros, Eva Perón despertó y despierta, sentimientos los más variados entre los argentinos. Mientras los peronistas buscaron construir una imagen rodeada de símbolos positivos en torno a Evita y, en la posteridad, sus simpatizantes se preocuparon en perpetuar esos símbolos, la oposición, comúnmente llamada antiperonismo, no midió esfuerzos para edificar una imagen negativada de Eva Perón. El gobierno peronista, por medio de la propaganda política, se utilizó de innumerables estrategias para construir memorias y representaciones que la enaltecian, convirtiéndola en un mito que, incluso sesenta y siete años después de su muerte, permanece en el imaginario argentino, siendo tema para obras que van desde biografías a producciones cinematográficas. Nuestro objetivo es analizar la forma en que fueron construidas memorias y representaciones alrededor de Eva Perón a partir de las películas Evita (1996) y Eva de La Argentina (2011). Para basar teóricamente la investigación, utilizamos autores como Pierre Nora y Michel Pollak para entender mejor el concepto de memoria y Roger Chartier para la comprensión del concepto de representación. Además, lanzamos mano de las contribuciones de Marc Ferro, Marco Napolitano y Robert Rosenstone en lo que se refiere a la relación cine / historia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta