DSpace/Manakin Repository

Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GALVÃO, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7883008485474280 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.contributor.advisor1ID ARANHA, Gervácio Batista pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1710555950559889 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota.
dc.contributor.referee2 CABRAL FILHO, Severino.
dc.contributor.referee3 SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.contributor.referee4 LIMA, Luciano Mendonça de.
dc.description.resumo É intenção nossa, neste trabalho, buscar compreender as tramas e as articulações políticas que os representantes do Ceará utilizavam para conseguir angariar verbas junto ao governo central a fim de realizar obras nessa Província/Estado, em especial, para a construção de ferrovias. Descreveremos, aqui, que essas interferências político-particulares foram responsáveis pelo aparecimento de uma malha ferroviária que é marcadamente irracional sobre todos os aspectos. Demonstraremos como Fortaleza, a sua capital, consegue força política e econômica para determinar de onde vai partir a primeira ferrovia do Ceará e para onde irá. Examinaremos também os impactos econômicos e culturais da chegada da ferrovia em um município do interior do Ceará. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930). pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract It is our intention, in this work, to understand the plots and political articulations that the representatives of Ceará used to obtain funds from the central government in order to carry out works in this Province/State, especially for the construction of railroads. We will describe here that these political-private interferences were responsible for the emergence of a railway system that is markedly irrational on all sides. We will demonstrate how Fortaleza, its capital, obtains political and economic strength to determine where Ceará's first railroad will depart and where it will go. We will also examine the economic and cultural impacts of the arrival of the railroad in a municipality in the interior of Ceará. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395
dc.date.accessioned 2019-06-17T20:01:35Z
dc.date.available 2019-06-17
dc.date.available 2019-06-17T20:01:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ferrovia (Ceará) pt_BR
dc.subject Tramas Políticas pt_BR
dc.subject Impactos Econômicos pt_BR
dc.subject Impactos Culturais pt_BR
dc.subject Railroad (Ceará) pt_BR
dc.subject Political Plots pt_BR
dc.subject Economic Impacts pt_BR
dc.subject Cultural Impacts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALVÃO, Rubismar Marques.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Railways in Ceará: their political plots and their economic and cultural impacts (1870-1930). pt_BR
dc.identifier.citation GALVÃO, R. M. Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930). 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta