dc.creator.ID |
SILVA, G. K. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2984982358719100 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
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dc.contributor.referee2 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2018.tccmon.silva |
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dc.description.resumo |
Este estudo teve como finalidade analisar e compreender a prática de letramento e alfabetização desenvolvida numa sala multisseriada do campo. Os objetivos específicos consistiram em descrever e analisar a prática de alfabetização e letramento desenvolvida pela professora; situar os eventos de letramento existentes na sala de aula; e identificar a concepção que orienta a prática alfabetizadora da professora. Alfabetização entendida como a aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos (Soares, 2003), Letramento, entendido como processo de uso e função social da escrita (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situações concretas e observáveis em que a escrita é mobilizada nas práticas sociais (Kleiman, 1995) e Práticas de Letramento, como as formas de usar os materiais, as estratégias e os modos de participação nos eventos de letramento foram às categorias analíticas centrais deste trabalho. Como conceitos a Educação do Campo enquanto concepção e prática político-pedagógica, fundamentada na realidade social dos sujeitos do campo e na produção de sua existência social na relação com o meio ambienteArroyo (2004); Caldart (2000) e turmas multisseriadas, como salas heterogêneas compostas por crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias e etapas de escolarização (Hage, 2005). A abordagem qualitativa do Estudo de Caso nos levou a selecionar como situação singular e concreta – a Escola da Pitombeira – município de Sumé – como uma prática que se afilia a proposta da Educação Contextualizada do Campo. Os instrumentos utilizados no Estudo de Caso foram à observação participante, o diário de campo e a entrevista que nos permitiram uma aproximação com o objeto de estudo, e coletar informações para análise e compreensão a partir do diálogo com o referencial teórico sócio-interacionista (Vygostsky, 1991); a Psicogênese da Leitura e da Escrita (Ferreiro, 1985) e os estudos sobre letramento e alfabetização (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro da complexidade do Campo e da Educação do Campo. Os resultados nos permitiram compreender que a proposta em curso na Escola da Pitombeira se situa como forma de resistência e contraposição ao modelo hegemônico – de se pensar e fazer salas multissseriadas no campo. O trabalho contextualizado tem contribuído para as práticas de alfabetização e letramento em sala de aula, a partir das diferentes estratégias utilizadas pela professora. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-23 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398 |
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dc.date.accessioned |
2019-06-17T20:55:21Z |
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dc.date.available |
2019-06-17 |
|
dc.date.available |
2019-06-17T20:55:21Z |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Educação multiseriada |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula multiseriada no campo |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento e alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy and Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Multiserial classroom in the field |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practices |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practice |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización y letra |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas de letra |
pt_BR |
dc.subject |
Multiserial aula en el campo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Grace Kelly de Assis. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and literacy practices in a multi-series room in the field. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Grande Kelly de Assis. Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio tuvo como finalidad analizar y comprender la práctica de letra y alfabetización desarrollada en una sala multiserial del campo. Los objetivos específicos consistieron en describir y analizar la práctica de alfabetización y letramento desarrollada por la profesora; situar los eventos de letra existentes en el aula; e identificar la concepción que orienta la práctica alfabetizadora de la profesora. La alfabetización entendida como la adquisición de la escritura, por un individuo o grupo de individuos (Soares, 2003), Letramento, entendido como proceso de uso y función social de la escritura (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situaciones concretas y observables en que la escritura es movilizada en las prácticas sociales (Kleiman, 1995) y Prácticas de Letramento, como las formas de usar los materiales, las estrategias y los modos de participación en los eventos de letra, fueron a las categorías analíticas centrales de este trabajo. Como conceptos la Educación del Campo como concepción y práctica político-pedagógica, fundamentada en la realidad social de los sujetos del campo y en la producción de su existencia social en la relación con el medio ambiente Arroyo (2004); Caldart (2000) y grupos multiseriales, como salas heterogéneas compuestas por niños y adolescentes en diferentes edades y etapas de escolarización (Hage, 2005). El enfoque cualitativo del Estudio de Caso nos llevó a seleccionar como situación singular y concreta -la Escuela de Pitombeira-municipio de Sumé- como una práctica que se afilia a la propuesta de la Educación Contextualizada del Campo. Los instrumentos utilizados en el Estudio de Caso fueron a la observación participante, el diario de campo y la entrevista que nos permitieron una aproximación con el objeto de estudio, y recoger informaciones para análisis y comprensión a partir del diálogo con el referencial teórico socio-interacionista (Vygostsky , 1991); la Psicogénesis de la Lectura y de la Escritura (Ferreiro, 1985) y los estudios sobre letras y alfabetización (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro de la complejidad del Campo y de la Educación del Campo. Los resultados nos permitieron comprender que la propuesta en curso en la Escuela de Pitombeira se sitúa como forma de resistencia y contraposición al modelo hegemónico - de pensar y hacer salas multiserias en el campo. El trabajo contextualizado ha contribuido a las prácticas de alfabetización y letra en el aula, a partir de las diferentes estrategias utilizadas por la profesora. |
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