DSpace/Manakin Repository

Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOIS, Pamela Karina de Melo. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9441705088127972 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA JÚNIOR, Ednaldo Barbosa.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA JUNIOR, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3705874601912500 pt_BR
dc.contributor.referee1 XIMENES, Jedson Machado.
dc.contributor.referee2 DUARTE, Amélia Lizziane Leite.
dc.description.resumo A Lei de Cotas, além do recorte social, trata de critérios étnico-raciais e permite que as próprias Instituições, a partir da realidade social na qual estão inseridas, utilizem como ação afirmativa a criação de reserva de vagas para beneficiar outros grupos minoritários. O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais no Ensino Superior Público, além de discutir os fundamentos jurídicos desta ação afirmativa, identificar as Instituições Públicas que utilizam esta política de cotas, apresentar os cursos ofertados e o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais. Os procedimentos metodológicos da investigação ancoraram-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. São apenas 3 em todo o Brasil – IFPB, IFSEMG e IFTO –, ainda assim, em Campi específicos e, em sua maioria, para cursos voltados para a área rural. Portanto, tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior, dessegregação do espaço universitário, efetivação da cidadania para os estudantes rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia.
dc.subject.cnpq Serviço social.
dc.title Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico. pt_BR
dc.date.issued 2018-06-20
dc.description.abstract The Quota Law, apart from its social contour, deals with ethnic-racial criteria and allows institutions, based on their particular social reality, to use, as affirmative action, the creation of a reserve of vacancies, aiming at benefitting other minority groups. This article, therefore, aims at analyzing the policy related to the reserving vacancies for children belonging to PRONAF families, settlers of agrarian reform and rural employees who are taking up Public Higher Education. In addition, it aims both at discussing the legal bases concerning this affirmative action, in order to identify the Public Institutions that adopt this quotas policy, and at presenting the offered courses as well as the number of vacancies reserved for rural students. As to its methodological procedure, it was based both on qualitative/ quantitative research, and on indirect and descriptive documentation. The results show that the adoption of the Quotas Law represented an undeniable advance in terms of democratization, taking into consideration the access to the once historically excluded groups. It is important to point out, however, that there are only few institutions adopting such system and benefitting children who belong to PRONAF families, settlers of agrarian reform and rural employees. They are only 3 in Brazil - IFPB, IFSEMG and IFTO. Besides, they belong to specific Campuses and are mostly related to courses which are directed to the rural area. In this sense, and taking into consideration a significative disadvantage in competition between urban and rural students, a lot still has to be done in order to achieve the objectives of affirmative action: democratization of access to Higher Education, university space desegregation, and the achievement of citizenship for rural students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4404
dc.date.accessioned 2019-06-18T13:07:02Z
dc.date.available 2019-06-18
dc.date.available 2019-06-18T13:07:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Universidades pt_BR
dc.subject Universities pt_BR
dc.subject Reservas de vagas - cotas pt_BR
dc.subject Reservation of vacancies - quotas pt_BR
dc.subject Estudantes rurais pt_BR
dc.subject Rural students pt_BR
dc.subject Ação afirmativa pt_BR
dc.subject Affirmative action pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOIS, Pamela Karina de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quotas for pronafianos, settlers of the agrarian reform and rural employees in public higher education: an analytical panorama. pt_BR
dc.identifier.citation GOIS, Pamela Karina de Melo. Cotas para pronafianos, assentados da reforma agrária e empregados rurais no ensino superior público: um panorama analítico. 2018. 17 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta