DSpace/Manakin Repository

A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, T. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0341532712045009 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de Araújo.
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.farias
dc.description.resumo Este trabalho busca apresentar um projeto sustentável que foi desenvolvido pelos Bolsistas do subprojeto "Ciências da Natureza e Matemática", do PIBID Diversidade da UFCG. A atividade buscou atender a uma ideia de educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento de maneira contextualizada. A atividade teve como objetivo maior o desenvolvimento da crença no potencial criativo e inovador, onde estimulamos a produção de algo que também seja sustentável, ambiental, ligado com a reciclagem de garrafas pets e papelão. O semiárido é uma região de característica quente, que tem escassez de água, onde muitas pessoas tentam arranjar uma forma prática para se refrescar. Pensando nisso, resolvemos trazer uma maneira de criar seu próprio ar-condicionado caseiro, usando materiais simples como as garrafas pet. Assim, buscamos analisar o conhecimento dos alunos que já vinha sendo aplicado em sala, sobre os climas da região, e de forma contextualizada, envolvemos a teria da sala com nossa pratica e desenvolvendo a criatividade dos alunos e tornando-o mais participativo e espontâneo conhecendo os objetivos de uma reciclagem, adquirindo conhecimentos sobre como fazer um ar-condicionado natural. Juntamente com alunos, o supervisor e o os bolsistas, foi construído o ar-condicionado natural, sem o uso de eletricidade, feito de garrafas pet e papelão. Dessa forma o projeto buscou contextualizar o conteúdo que vinha sendo aplicado em sala com a prática do PIBID, e reaproveitamento das garrafas pet, descartadas no meio ambiente, resfriando um determinado local quente que convivemos, fosse alcançado com uma redução de temperatura de até 10º c. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-21
dc.description.abstract This work aims to present a sustainable project that was developed by the scholars of the subproject "Sciences of Nature and Mathematics", PIBID Diversidade UFCG. The activity sought to attend to an idea of education where the student participates in the construction of his knowledge in a contextualized way. The main objective of the activity was to develop a belief in creative and innovative potential, where we stimulate the production of something that isalso sustainable, environmental, connected with the recycling of pet bottles and cardboard. The semi-arid region is a hot, water-scarce region where many people try to find a practical way to cool off. With that in mind, we've come up with a way to create your own homemade airconditioner using simple materials like pet bottles. Thus, we sought to analyze the students 'knowledge that had already been applied in the classroom, about the climates of the region, and in a contextualized way, we involved the classroom with our practice and developing the students' creativity and making it more participatory and spontaneous knowing the objectives of a recycling, acquiring knowledge on how to make a natural air-conditioning. Together with students, the supervisor and the scholars, the natural air conditioning was built, without the use of electricity, made of pet bottles and cardboard. In this way the project sought to contextualize the content that was being applied in a room with the practice of PIBID, and reuse of the pet bottles, discarded in the environment, cooling a certain warm place that we live, was reached with a reduction of temperature of up to 10º c. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
dc.date.accessioned 2019-06-18T13:43:37Z
dc.date.available 2019-06-18
dc.date.available 2019-06-18T13:43:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Refrigerador de ar natural pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Ar condicionado natura pt_BR
dc.subject Sustentabilidade e educação pt_BR
dc.subject PIBID Diversidade pt_BR
dc.subject Reciclagem de garrafas pet pt_BR
dc.subject Garrafas pet pt_BR
dc.subject Natural Air Cooler pt_BR
dc.subject School of the field pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Sustainability and education pt_BR
dc.subject Recycling of pet bottles pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Talita Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the natural air cooler with methodological proposal and awareness with the students of the field school. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Talita Bezerra de. A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta