DSpace/Manakin Repository

Teatro na educação: um cidadão teatralizado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. A. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4493968737554750 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nadege da Silva.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Patrícia de Jesus da costa.
dc.identifier.doi http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo geral, apresentar, sob a forma de relato de experiência, ações exitosas na aplicação dos jogos teatrais em atividades de extensão do CDSA/UFCG no município de Sumé-PB. Os objetivos específicos foram: a) amparar os docentes em sala de aula a partir das experiências vivenciadas, por meios de orientações, técnicas e estratégias de utilização do teatro e dos jogos teatrais de forma favorável, estimulando o aprendizado, cuidado com o corpo, desenvolvimento cultural, pessoal e a sociabilização dos alunos; b) desconstruir a ambição de apenas criação de espetáculos teatrais com os alunos, o que ignora o processo de construção teatral. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como lócus a Casa Grande, que fica localizada no Assentamento Mandacaru (zona rural) e a Academia da Saúde (zona urbana) no Bairro do Alto Alegre, ambas localizadas no município de Sumé-PB, aonde foram realizadas as ações práticas. Os atores sociais da pesquisa foram os alunos dos projetos de extensão, sendo um total de vinte e um (21) alunos, dos quais quinze (15) da zona rural e seis (06) da zona urbana. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, um diário de campo, uma câmera filmadora e uma câmera fotográfica, para registrar o que acontecia durante a aula. A partir das observações, foram percebidos formas e meios que poderiam ser refletidos e melhorados na aula seguinte. Percebemos assim, que os jogos teatrais desenvolveram nos alunos sentimentos de aceitação à diversidade e inclusão social, em que seus resultados podem ser observados durante as apresentações, nos quais os jovens participantes do projeto fazem apresentações para a comunidade local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Teatro na educação: um cidadão teatralizado. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-09
dc.description.abstract This study has as general objective, to present in the form of an experience report, the successful actions in the application of theatrical games in extension activities of the CDSA / UFCG in the municipality of Sumé-PB. The specific objectives were: a) to support teachers in the classroom based on the experienced experiences, by means of guidance, techniques and strategies to use theater and the theatrical games in a favorable way, stimulating learning, care with the body, development cultural, personal and the socialization of students; b) deconstruct the ambition to only create theatrical spectacles with the students, which ignores the process of theatrical construction. For this, a qualitative research was carried out, having as locus The Large House, located in the Mandacaru Settlement (rural area) and the Health Academy on the neighborhood Alto Alegre, in the municipality of Sumé-PB, where was realized practical actions. The social actors of research were the students of extension projetcs, being a total of twenty one (21) students, of which fifteen (15) are of the rural zone and six (06) are of the urban zone. Were carried out as instruments for collecting data, a field journal, a video camera and a photographic camera, to record the occurrence during the class. From of the observations, perceived forms and means that could be reflected and improved in the next class. We realize that the theatrical games developed in students feelings of acceptation of diversity and social inclusion, on what their results can be observed during the presentations, in which the young participants of project, making presentations to the local community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408
dc.date.accessioned 2019-06-18T13:58:25Z
dc.date.available 2019-06-18
dc.date.available 2019-06-18T13:58:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teatro e educação pt_BR
dc.subject Jogos teatrais pt_BR
dc.subject Extensão universitária e teatro pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Theater and education pt_BR
dc.subject University Extension and Theater pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Theater in education: a citizen of the theater. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro. Teatro na educação: um cidadão teatralizado. 2018. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta