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Educação física inclusiva: uma experiência na Escola do Campo da comunidade Pio X.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2829229782680939 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Vinícius Ramos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.sousa
dc.description.resumo A educação inclusiva na sociedade atual é sem dúvida um desafio a ser vencido na educação, considerando o direito constitucional da educação para todos, compreendendo como deve se dá a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais, buscando nelas objetivos seguros para que essas crianças tenham assegurado seu direito a uma escola inclusiva. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo geral analisar a inserção da temática inclusiva nas aulas de Educação Física em escola do campo. Os objetivos específicos foram: analisar a pratica pedagógica utilizada pelo professor de Educação Física para trabalhar a temática inclusiva nas aulas; identificar como os alunos são incluídos nos conteúdos propostos durante as aulas; e verificar se existe dificuldade de inclusão dos alunos durante a pratica pedagógica do professor nas aulas. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva de campo com dois professores da área de Linguagens e Códigos do Ensino Fundamental II que ministram as aulas de Cultura Corporal, e cinco alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa situada no Distrito de Pio X, Sumé-PB. Os resultados apontaram para os desafios da escola inclusiva, a busca dos direitos dos portadores de necessidade especial, buscando assim uma educação de direito, possibilitando o conhecimento nela existente, utilizando métodos que interajam e estabeleçam atividades valorizando assim a capacidade de aprendizagem individual. A inclusão de portadores de necessidade especiais é uma discussão crescente e complexa no meio educacional, porém ocorrem mudanças significativas no que diz respeito a novos métodos de inclusão de qualidade de crianças portadoras de necessidade especial, entender e reconhecer que é necessária uma mudança para que todos possam ter a mesma educação sem que seja excluído de qualquer atividade educacional de direito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação física inclusiva: uma experiência na Escola do Campo da comunidade Pio X. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4409
dc.date.accessioned 2019-06-18T14:19:31Z
dc.date.available 2019-06-18
dc.date.available 2019-06-18T14:19:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação física inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão na Educação Física pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escolas do campo - Educação Física pt_BR
dc.subject Comunidade Pio X - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educación física inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusión en la Educación Física pt_BR
dc.subject Educación del Campo pt_BR
dc.subject Escuelas del campo - Educación Física pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Edvânia Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive physical education: an experience at Pio X Community School. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Edvânia Ferreira de. Educação física inclusiva: uma experiência na Escola do Campo da comunidade Pio X. 2018. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4409 pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusivo en la sociedad actual es sin dudas un desafío a ser vencido en la educación, en vista del directo constitucional de la educación para todos, que comprende cómo se debe dar la inclusión de niños portadores de necesidad especiales, la búsqueda en ellas objetivos seguros para que eses niños tengan asegurados sus directos a una escuela inclusivo. Delante de este escenario, el presente trabajo tuvo por objetivo general la inserción de la temática inclusiva en las clases de Educación Física en escuela del campo. Los objetivos específicos fueron: analizar la practica pedagógica utilizada por el profesor de Educación Física para trabajar la temática inclusiva en las clases; identificar cómo los alumnos son incluidos en los contenidos propuestos durante las clases; e verificar se existe dificultad de inclusión de los alumnos durante la practica pedagógica del profesor en las clases. Se llevó a cabo pesquisa cualitativa, descriptiva de campo con dos profesores del área de Lenguaje e Códigos del Enseñanza Fundamental II que ministran las clases de Cultura Corporal, e cinco alumnos del 6º año de la Enseñanza Fundamental I de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental José Bonifacio Barbosa situado en lo Distrito de Pio X, Sumé/PB. Los resultados apuntan para los desafíos de la escuela inclusiva, la búsqueda de los directos de los portadores de necesidad especial, buscando así una educación de directos, permitiendo el conocimiento en ella existente. Utilizando métodos que interactúan y establecen actividades valorizando así la capacidad de aprendizaje individual. La inclusión de portadores de necesidad especial es una discusión creciente y compleja en el medio educacional, pero ocurren cambios significativos en que dice respecto a nuevos métodos de inclusión de cualidad de niños portadores de necesidad especial, entender e reconocer que es necesario un cambio para que todos posan tener la misma educación sin que sean excluidos de cualquiera actividad educacional de directo. pt_BR


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