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Desenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima.

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dc.creator.ID PUCU, P. A. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0007579029602432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRITO, Romildo Pereira.
dc.contributor.advisor1ID BRITO, R. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5826366544754584 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANCOISFORSY, Michel.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Nilton.
dc.contributor.referee3 VASCONCELOS, Luis Gonzaga Sales.
dc.contributor.referee4 BRITO, Karoline Dantas.
dc.description.resumo O Brasil possui atualmente 115 plataformas de petróleo, sendo 79 fixas e 34 flutuantes, com capacidade de produção de 2,1 milhões de barris diários de petróleo. Diante desta produção torna-se necessária uma estratégia eficiente para a distribuição deste petróleo para as refinarias, onde será processado e refinado. O petróleo proveniente das plataformas é transportado para as refinarias através de navios ou dutos, sendo que grande parte do custo operacional de produção é devido ao seu transporte. Por este motivo a minimização do custo de transporte é extremamente importante. Este trabalho tem por objetivo, utilizando a técnica de programação matemática (Programação Linear Inteira Mista – PLIM), reduzir os custos decorrentes do sistema de transporte. O modelo consiste em uma frota heterogênea de navios, os quais apresentam compartimentos que só podem ser ocupados por um único tipo de produto em cada viagem. Inicialmente são geradas todas as possíveis rotas e, posteriormente, selecionados os navios, associados às respectivas rotas, de forma a atender as demandas das refinarias e a necessidade de retirada de petróleo dos tanques de armazenamento das plataformas. Para a implementação do modelo foi utilizado o software GAMS (General Algebraic Modeling System), juntamente com os solveres de otimização CPLEX e BONMIN. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química pt_BR
dc.subject.cnpq Pesquisa Operacional pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima. pt_BR
dc.date.issued 2015-02-24
dc.description.abstract Currently, Brazil has 115 petroleum platforms, been 79 fixed and 34 floating, with daily production capacity of 2.1 million barrels of oil. Given this production is necessary a strategy for the efficient distribution of oil to refineries, where it will be processed and refined. Oil from the platforms is transported to refineries through pipelines or ships, with much of the operational cost of production is due to transport. For this reason the minimization of the cost of transport is extremely important. This work has for objective, using the technique of mathematical programming (linear mixed integer programming - LMIP), reduce costs arising from transport system. The model consists of a heterogeneous fleet of ships, which have compartments that can only be occupied by a single type of product on each trip. Initially are generated all possible routes and then selected the vessels, associated with their routes in order to attend the demand of refineries and the need for removal of oil in the storage tanks of the platforms. For the implementation of the model was used the software GAMS (General Algebraic Modeling System), together with the solveres of CPLEX and BONMIN optimization. The results were satisfactory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/440
dc.date.accessioned 2018-04-20T20:05:55Z
dc.date.available 2018-04-20
dc.date.available 2018-04-20T20:05:55Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Modelo matemático pt_BR
dc.subject Programação Linear Inteira Mista pt_BR
dc.subject Transporte de petróleo - via marítima pt_BR
dc.subject Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Petróleo - transporte - custo pt_BR
dc.subject Mixed integer linear programming pt_BR
dc.subject Combinatorial optimization pt_BR
dc.subject Sea transport and production engineering pt_BR
dc.subject Offshore pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PUCU, Paulo Aliberto Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation PUCU, P. A. B. Desenvolvimento de um modelo matemático para minimização do custo total da operação de transporte de petróleo via marítima. 2015. 79f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/440 pt_BR


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