DSpace/Manakin Repository

“A escola que produz saúde”: os serviços de assistência médico-escolar no Brasil e na Colômbia (1920-1938).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0772033083982826 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee2 SANGLARD, Gisele Porto.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.contributor.referee4 VALDERRAMA, Jorge Humberto Márquez.
dc.description.resumo O presente estudo se insere no campo da Nova História Cultural e propõe analisar a circulação dos discursos que divulgaram as atividades das assistências à saúde escolar no Brasil e na Colômbia de 1920 a 1938. Destacamos que o desenvolvimento deste trabalho é necessário por trazer aproximações entre as áreas de saúde e educação, bem como, busca uma aproximação latino-americana propondo a análise de impressos veiculados no Brasil e Colômbia. Para tanto, propomos pensar as histórias conectadas por influências médicas-higiênicas. Então, como fontes utilizamos: as Atas das Conferências Sanitárias Pan-Americanas. Na sequência, adotamos as revistas: A Escola Primária (Rio de Janeiro) e a Salud y Sanidad (Bogotá), bem como consideramos os livros A fada Higia (Brasil) e Temas de Higiene Mental Educacion y Eugenesia (Colômbia). O aporte teórico-metodológico desta investigação adotou as contribuições do Michel Foucault, para que consigamos problematizar as prescrições influenciadas pelos saberes médico-higienista para os escolares e as representações produzidas nos apoiaremos nos conceitos de biopolítica, biopoder e poder disciplinar. A análise nos possibilitou entender que a produção do saber médico a partir das Conferências Sanitárias Pan-americanas constituiu um espaço de circulação das ideias médico higienistas. Para civilizar os cidadãos brasileiros e colombianos, higienizar era preciso, e a instituição escolar compôs um espaço ideal para realizar atividades pautadas no higienismo. As escolas passaram por transformações, dentre suas mudanças, observamos adaptações de instituições escolares para receber a atuação dos profissionais de saúde. As figuras dos médicos, enfermeiras e dentistas escolares compuseram projetos nos países analisados. Os quais, também foram marcados pelas atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, a realização de exames físicos detalhados, recepção das ideias eugenistas e a realização da classificação e separação dos alunos. Sendo assim, ficou perceptível que as ideias higienistas por meio das práticas educativas do corpo exerceram estratégias de poder sobre os escolares impondo hábitos salutares e higiênicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “A escola que produz saúde”: os serviços de assistência médico-escolar no Brasil e na Colômbia (1920-1938). pt_BR
dc.date.issued 2019-03-28
dc.description.abstract The present study is part of the New Cultural History field and proposes to analyze how circulated the discourses based on the medical-hygienist knowledge that subsidized the activities of school health care in Brazil and Colombia in the period 1920-1938. We emphasize that the development of this study is necessary to bring approximations between the areas of health and education, as well as, it seeks a Latin American approach by proposing the analysis of printed versions in Brazil and Colombia. To do so, we propose to think the stories connected by medical-hygienic influences. Then, as sources we will use the Minutes of the Pan American Sanitary Conferences, considering the circulation of hygienist ideas at the continental level. Following, we adopted the magazines: The Primary School (Rio de Janeiro) and Salud y Sanidad (Bogotá), as well as the books The Fairy Higia (Brazil) and Subjects of Mental Hygiene Education and Eugenics (Colombia). The theoretical-methodological contribution of this research has taken on the contributions of Michel Foucault, so that we can problematize the prescriptions influenced by the medical-hygienist knowledge for the students and the representations produced, we will support the concepts of biopolitics, biopower and disciplinary power. The analysis enabled us to understand that the production of medical knowledge from the Pan American Sanitary Conferences constituted a space for the circulation of medical hygienist ideas. In order to civilize the Brazilian and Colombian citizens, sanitation was necessary, and the school institution composed an ideal space to carry out activities based on hygiene. The schools underwent transformations, among their changes, we observed adaptations of school institutions to receive the work of health professionals. The figures of doctors, nurses and school dentists composed projects in the countries analyzed. They were also marked by health promotion and disease prevention activities, detailed physical examinations, reception of eugenics ideas and the accomplishment of classification and separation of students. Thus, it became evident that hygienist ideas through the educational practices of the body exerted strategies of power over the students imposing healthy and hygienic habits. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4415
dc.date.accessioned 2019-06-18T19:30:01Z
dc.date.available 2019-06-18
dc.date.available 2019-06-18T19:30:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Assistência a Saúde Escolar - Brasil e Colômbia pt_BR
dc.subject Saber Médico-higienista pt_BR
dc.subject Práticas Educativas - Corpo pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject School Health Assistance - Brazil and Colombia pt_BR
dc.subject Medical Hygienist Knowledge pt_BR
dc.subject Educational Practices - Body pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Laís Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "The school that produces health": the services of medical school assistance in Brazil and Colombia (1920-1938). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, L. V. “A escola que produz saúde”: os serviços de assistência médico-escolar no Brasil e na Colômbia (1920-1938). 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4415 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta