dc.creator.ID |
BEZERRA, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7001637854776690 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, J. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Maria das Dores de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Estamos inseridos em uma sociedade com um desenvolvimento científico e tecnológico
cada vez mais avançados. Nesse sentido, é necessário que o conhecimento científico seja
trabalhado de forma adequada nas escolas com vistas a uma alfabetização científica efetiva. A
presente pesquisa teve por objetivo investigar as concepções que alunos do Ensino Fundamental
II possuem sobre a Ciência e Cientistas, contemplando a contribuição que o conhecimento
científico possui na vida deles, e sua importância para os avanços tecnológicos. A pesquisa foi
realizada no período de 01 de agosto de 2016 a 07 de maio de 2017, com participação de 40
alunos do Ensino Fundamental II, numa escola da rede estadual de São João do Rio do Peixe-
PB. A pesquisa teve caráter quáli-quantitativo, utilizando-se como instrumentos para coleta de
dados aplicação de questionários e observação sistemática. Os resultados obtidos indicam que
as concepções de Ciência e Cientistas por parte dos alunos são na maior parte influenciadas
pelos meios de comunicação. Os alunos apresentam um pensamento limitado sobre a imagem
do cientista, os desenhos podem comprovar isso, onde na maioria deles há a figura de um
homem trabalhando em um laboratório. Assim, é preciso superarmos o ensino tradicional que
ainda prevalece nas escolas, para que os alunos adquiram um pensamento crítico e se
aproximem de possíveis carreiras científicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-25 |
|
dc.description.abstract |
We are inserted in a society with an increasingly advanced scientific and technological
development. Thus, it is necessary that scientific knowledge be adequately worked at schools,
objectifying an effective scientific literacy. This research had as objective to investigate the
conceptions that students of Elementary Education II have about Science and Scientists,
considering the contribution that scientific knowledge has in their lives, as well as its
importance for technological advances. The research was carried out during August 1, 2016 to
May 7, 2017 with participation of 40 students of Elementary Education II from a State School
located in São João do Rio do Peixe-PB. The research had a quantitative aspect. It used, as
instruments for data collection, the application of questionnaires and systematic observation.
The results obtained indicate that students' conceptions about Science and Scientists are, in the
most part, influenced by the media. The students present a limited knowledge about the image
of the scientist, inclusive the drawings can prove this. In these drawings, there are the figure of
a man working in a laboratory. Thus, it is necessary to overcome the traditional teaching that
still prevails at schools, so that students acquire critical thinking and approach possible
scientific careers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4418 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-18T20:12:21Z |
|
dc.date.available |
2019-06-18 |
|
dc.date.available |
2019-06-18T20:12:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento cientifico - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências e cientistas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific Knowledge - Elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Science and Scientists |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Danielly de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of sciences and scientists among students of education in the municipality of São João do Rio do Peixe, state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Danielly de Sousa. Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |