dc.creator.ID |
NHAGA, B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4663658136233048 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SALES JÚNIOR, R. L. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5358060892746249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Eliane Veras. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Vanderlan Francisco da. |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação tem como objetivo compreender as trajetórias, inserção social e
cultural dos estudantes africanos nas universidades publicas brasileiras, assim como os
fluxos migratórios da Africa para o Brasil de fevereiro 2002 a fevereiro de 2012;
tomando como universo da pesquisa empírica os estudantes africanos matriculados na
Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e
Universidade Federal de Pernambuco. Analisou-se a relação histórica entre o Brasil e a
Africa, migração e processo de globalização, de modo que a intensificação deste com o
estreitamento de laços econômicos, políticos e culturais (bem como o aumento das
tensões e conflitos) provoca transformações importantes nas tendencias da migração
internacional. Assim, se a migração entre regiões de diferentes territórios não e um
fenômeno novo, tem assumido novas formas com a globalização. Nas ultimas décadas
não apenas e possível verificar um aumento dos fluxos migratórios entre países como
também, mudanças nas motivações e direções destas migrações. Neste cenário, ganha
relevância a migração temporária relacionada a formação acadêmica. O Programa de
Estudantes-Convenio de Graduação - PEC-G, é um instrumento de Cooperação
Educacional que o governo brasileiro oferece a países em vias de desenvolvimento,
especialmente da Africa e da America Latina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Globalização e migração estudantil: fluxos culturais e fluxos de capitais na trajetória de estudantes africanos para o Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation aims this study aims to understand the trajectories and the social and
cultural development of African students in Brazilian public universities and migration
flows from Africa to Brazil from February 2002 to February 2012 , and will take as the
universe empirical research African students enrolled at the Federal University of
Campina Grande, Paraiba Federal University and the Federal University of
Pernambuco. Analyzed the historical relationship between Brazil and Africa, migration
and globalization so that the intensification of the globalization process, with stronger
ties economic, political and cultural (as well as rising tensions and conflicts) causes
major changes in trends in international migration. Thus, if migration between regions
in different territories is not a new phenomenon, has assumed new forms of
globalization. In recent decades, it is only possible to see an increase of migration flows
between countries, such as changes in motivations and directions of these migratbns. In
this scenario, becomes relevant temporary migration related to academic training. The
Program for Undergraduate Students-Agreement - PEC-G is an instrument of
Educational Cooperation that the Brazilian government offers to developing countries,
especially in Africa and Latin America. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4422 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-19T11:20:32Z |
|
dc.date.available |
2019-06-19 |
|
dc.date.available |
2019-06-19T11:20:32Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Migração Estudantil |
|
dc.subject |
Globalização |
|
dc.subject |
Programa de Estudante - Convênio de Graduação |
|
dc.subject |
Estudantes Africanos no Brasil |
|
dc.subject |
Política de Intercâmbio Acadêmico |
|
dc.subject |
Educação Superior |
|
dc.subject |
Universidades Públicas |
|
dc.subject |
Identidades |
|
dc.subject |
Student Migration |
|
dc.subject |
Globalization |
|
dc.subject |
Student Program - Graduation Agreement |
|
dc.subject |
College Education |
|
dc.subject |
Public Universities |
|
dc.subject |
Identity |
|
dc.subject |
African Students in Brazil |
|
dc.subject |
Academic Exchange Politic |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NHAGA, Banjaqui. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Globalization and student migration: cultural flows and capital flows in the trajectory of African students to Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NHAGA, Banjaqui. Globalização e migração estudantil: fluxos culturais e fluxos de capitais na trajetória de estudantes africanos para o Brasil. 2013. 156f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4422 |
pt_BR |