DSpace/Manakin Repository

“A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6606398202460792 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.description.resumo A presente dissertação, partindo da possibilidade de analisar os escritos institucionais produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), teve como objetivo, refletir sobre a produção de uma memória educacional e institucional da Campanha, que buscou produzir uma identidade homogênea sobre a história da instituição a ser incorporada por todos os sujeitos que integrava a Rede ligada à confecção de subjetividades desejadas pautadas nos ideais defendidos no impresso. Para tanto, a pesquisa está alocada no campo da História da Educação, tendo como base o aporte teórico de conceitos como Cultura Escolar (FRAGO, 1995), discurso a partir das contribuições do pensamento de (FOUCAULT, 2014), memória (NORA, 1991) e ilusão biográfica em (BOURDIEU, 2006). Por meio da leitura dos textos contidos na Coletânea Cenecista, compêndio publicado em 1994 pela Editora Cenecista, por ocasião das comemorações do aniversário de 50 anos da instituição no país, foi problematizado a partir da metodologia da análise de discursos, como a publicação de tal impresso esteve relacionada à produção de uma memória institucional sobre a Rede a partir de uma história laudatória e apologética, que visou estabelecer modos de lembrar e contar a história da instituição e a vida de seus fundadores. Como também, atuando enquanto elemento definidor de uma pedagogia normativa, destinada a produzir exemplos e testemunhos a serem seguidos por alunos, professores e demais membros de suas comunidades escolares, enquanto sujeitos ideais da causa cenecista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The present dissertation starting from the possibility of analysing the institutional writings produced by the National Campaign of schools of the Community (CNEC) aimed to reflect about the tessitura of CNEC’s institutional and educational memory, which pursued to produce a uniform identity on the history of the institution. As an attempt to have produced a school culture desired by the administrators of the campaign, discourse linked to the production of the desired subjectivities. Therefore, this research is allocated in the field of the History of Education, having as its basis the theoretical support of concepts such as School Culture (FRAGO, 1995), discourse according to the contributions of the thought of (FOULCAULT, 2014), memory (NORA, 1991) and biographic illusion in (BOURDIEU, 2006). Through the reading of the texts included in Collection Cenecista, compendium published in 1994 by the Cenecista book publisher on the occasion of the 50 years anniversary celebration of the institution in Brazil. It was questioned from the discourse analysis methodology, as the publication of that one was linked to the production of an institutional memory about the school network from a laudatory and apologetics history, which intended to establish modes of remembering and telling the history of the institution and the life of its founders. As well as, acting as a defining element of a normative pedagogy intended to produce examples and testimonials to be followed by the students, teachers and other members of their school communities, as ideal subjects of the Cenecista cause. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4434
dc.date.accessioned 2019-06-19T13:02:20Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T13:02:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Educação Comunitária pt_BR
dc.subject Filosofia Cenecista pt_BR
dc.subject Educação - Cultura Escolar e Memória pt_BR
dc.subject Coletânea Cenecista pt_BR
dc.subject CNEC pt_BR
dc.subject Collection Cenecista pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject Community Education pt_BR
dc.subject Philosophy Cenecista pt_BR
dc.subject Education - School Culture and Memory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Arthur Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "The strength of an ideal": the production of an institutional memory of the National Campaign of Community Schools-CNEC. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, A. R. de. “A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4434 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta