DSpace/Manakin Repository

Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NHAGA, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1433026277427174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.referee2 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee3 OLIVEIRA, Hilderline Câmara.
dc.contributor.referee4 ZEFERINO, Rogério Humberto.
dc.contributor.referee5 LOPES JÚNIOR, Edmilson.
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu (2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo de formação dos jovens cidadãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-08
dc.description.abstract This research work aims at analyzing and understanding the forms of conflicts and adaptation as well as sociability experienced by students Vidal de Negreiros Agricultural School (CAVN) in Bananeiras-PB. One tried to feature both social and geographical origin of young students from CAVN, to identify the cultural manifestations of those students, their differences toward strange people, and how they interact during the daily school activities. Thus, we have taken into account the finding of existent differences between students from countryside and those from the city, as well as the differences among students who are from mesoregion Paraiba swamp, those from the interior of Paraiba state, and other states of Brazil. The observed group was comprised by students aged between 14 and 23 years old, who seek opportunities of professional qualification in technical fields. The research methodology was carried out by utilizing both qualitative and quantitative procedures through cataloging of individual records, observation of everyday activities and interviews. In the qualitative analysis, the theories of Elias, Simmel, Bourdieu and Goffman have been utilized. Regarding conclusions, it has been asserted that young people can live together with new alternatives found within CAVN daily activities in a paradoxical way with reactions and acceptance of new conditions of interaction. The relation interactions established during a period of students' permanence in a school year occur in a context of institutional rules and their noncompliance within a context of conflicts of several sorts, such as individual and the whole group. These experiences are important to the development process of young citizens. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
dc.date.accessioned 2019-06-19T13:42:42Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T13:42:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cultura - Juventude
dc.subject Identidade Cultural
dc.subject Diversidade
dc.subject Sociabilidade
dc.subject Residência Estudantil
dc.subject Culture - Youth
dc.subject Cultural Identity
dc.subject Diversity
dc.subject Sociability
dc.subject Student Residence
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NHAGA, José.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociabilities, conflicts and adaptations among students of the Vidal College of Negreiros (CAVN) in Bananeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta