dc.creator.ID |
NHAGA, J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1433026277427174 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Vanderlan Francisco. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo. |
|
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Hilderline Câmara. |
|
dc.contributor.referee4 |
ZEFERINO, Rogério Humberto. |
|
dc.contributor.referee5 |
LOPES JÚNIOR, Edmilson. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e
outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens
alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas
diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição
escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da
zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são
da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da
federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas.
Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na
analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu
(2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens
conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira
paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações
estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em
meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais
variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo
de formação dos jovens cidadãos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08 |
|
dc.description.abstract |
This research work aims at analyzing and understanding the forms of conflicts and adaptation
as well as sociability experienced by students Vidal de Negreiros Agricultural School
(CAVN) in Bananeiras-PB. One tried to feature both social and geographical origin of young
students from CAVN, to identify the cultural manifestations of those students, their
differences toward strange people, and how they interact during the daily school activities.
Thus, we have taken into account the finding of existent differences between students from
countryside and those from the city, as well as the differences among students who are from
mesoregion Paraiba swamp, those from the interior of Paraiba state, and other states of Brazil.
The observed group was comprised by students aged between 14 and 23 years old, who seek
opportunities of professional qualification in technical fields. The research methodology was
carried out by utilizing both qualitative and quantitative procedures through cataloging of
individual records, observation of everyday activities and interviews. In the qualitative
analysis, the theories of Elias, Simmel, Bourdieu and Goffman have been utilized. Regarding
conclusions, it has been asserted that young people can live together with new alternatives
found within CAVN daily activities in a paradoxical way with reactions and acceptance of
new conditions of interaction. The relation interactions established during a period of
students' permanence in a school year occur in a context of institutional rules and their
noncompliance within a context of conflicts of several sorts, such as individual and the whole
group. These experiences are important to the development process of young citizens. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-19T13:42:42Z |
|
dc.date.available |
2019-06-19 |
|
dc.date.available |
2019-06-19T13:42:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura - Juventude |
|
dc.subject |
Identidade Cultural |
|
dc.subject |
Diversidade |
|
dc.subject |
Sociabilidade |
|
dc.subject |
Residência Estudantil |
|
dc.subject |
Culture - Youth |
|
dc.subject |
Cultural Identity |
|
dc.subject |
Diversity |
|
dc.subject |
Sociability |
|
dc.subject |
Student Residence |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NHAGA, José. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sociabilities, conflicts and adaptations among students of the Vidal College of Negreiros (CAVN) in Bananeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441 |
pt_BR |