dc.creator.ID |
BÉLENS, Jussara Natália Moreira. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787991918802310 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIN, Maria Cristina de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARIN, M. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0336478202150403 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO, Deolinda de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. |
|
dc.contributor.referee3 |
MIELE, Neide. |
|
dc.description.resumo |
A sociedade tem naturalizado a distribuição de papeis sociais. tanto de mulheres
como de homens, baseada no discurso de que a mulher e frágil, dependente, emocional, em contraposição ao homem, forte, determinado e racional Contudo. singularidades de
mulheres, no Estreito - Campina Grande, transcendem ao modelo que define a existência de um ser mulher único, dotado de docilidade e passividade, levando-nos a repensar os limites das teorias patriarcalistas, dicotomizadoras, essencialistas que elaboram ideias universais de
mulher frágil, passiva, emocional. Estas ideias podem ser observadas nos discursos,
entendidos como articulação de poder e de saber, uma pluralidade de elementos distintos
que podem entrar em estrategias diferentes Utilizando-se o método qualitativo, com
técnicas de historias de vida, relatos orais e participação observante percebeu-se o cotidiano
das "viúvas" que são consideradas como mulheres que "trabalham feito homem" Estas
mulheres mantem suas famílias, depois da migração, morte ou doença dos maridos a ate
mesmo com a presença deles em casa. Como, tradicionalmente, sustentar a casa com o
trabalho no rocado e tarefa atribuída ao homem, chefe de família. dessas mulheres diz-se
que "trabalham feito homem", como que a reforçar o modelo tradicional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
"Trabalhando feito homem": o (des)compasso do papel social das mulheres do Estreito, Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1998-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4443 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-19T14:11:58Z |
|
dc.date.available |
2019-06-19 |
|
dc.date.available |
2019-06-19T14:11:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia Rural |
|
dc.subject |
Relações de Gênero |
|
dc.subject |
Mulheres do Estreito - Paraíba |
|
dc.subject |
Papéis Sociais |
|
dc.subject |
Patriarcado |
|
dc.subject |
Migração |
|
dc.subject |
Mulher - Família e Trabalho |
|
dc.subject |
Trabalho Rural |
|
dc.subject |
Rural Sociology |
|
dc.subject |
Gender Relations |
|
dc.subject |
Estreito Women - Paraíba |
|
dc.subject |
Social Roles |
|
dc.subject |
Patriarchate |
|
dc.subject |
Migration |
|
dc.subject |
Women - Family and Work |
|
dc.subject |
Rural Work |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BÉLENS, Jussara Natália Moreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Working as a man": the (dis)measure of the social role of women in the Strait, Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BÉLENS, Jussara Natália Moreira. "Trabalhando feito homem": o (des)compasso do papel social das mulheres do Estreito, Campina Grande-PB. 1998. 155f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4443 |
pt_BR |
dc.description.resume |
La societe a adopte la distribuition des roles sociaux des femmes et des hommes en
se basant sur le fait que la femme est fragile, dependante. emotionnalle en opposition a
I'homme - fort, determine et rationnelle Cependant. des singularites des femmes du
"Estretto", a Campina Grande - Paraiba - depassent le modele qui definit I'existence d'un
entre femme unique, dote de docilite et passivite ce qui nous amene a repenser les limites
des theories patriarchales, diehotomisatrices, essentialistes, qui elaborent des idees
universelles de la femme fragile, passive, emotionnelle Ces idees peuvent etre observees
dans les discours, entendus comme articulation de pouvoir et savoir. une pluralite
d'elements distincts qui peuvent entrer dans de differentes strategies En utilisant la methode
qualitative avec des techiniques d'histoires de vie, de rapports oraux et de participation
observatrice, on a appercu le quotidien des "veuves" qui sont considerees comme des
femmes qui "travaillent comme un homme". Ces femmes soutiennent leurs families avec le
travail a I'agriculture, en cultivant la terre d'un familier, apres la migration, mort, ou
maladie des maris et meme avec leur presence a la maison comme, traditionnellement,
soutenir le foyer c'etait une tache attribuee a I'homme, chef de famille. De ces femmes on
dit qu'elles travaillent "comme un homme", pour renforcer le modele traditionnel.
XII |
pt_BR |