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Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90).

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dc.creator.ID COSTA, A. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8919344626808370 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPANÁRIO, Paulo.
dc.contributor.advisor1ID CAMPANÁRIO, P. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9333440602998073 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANÇA, Magna.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, José Bezerra de.
dc.description.resumo O capitalismo, no ultimo quartel do século XX, a partir de mudanças econômicas sociais e politicas, desencadeou o surgimento de um novo modelo de acumulação baseado numa estrutura produtiva flexível, num Estado menos intervencionista, numa sociedade considerada mais globalizada. Inserido neste contexto de mudanças, o campo educacional constituiu-se estratégico locus de estudo, tendo em vista a emergência de discussões relacionadas as politicas educacionais brasileiras, na década de 90. Na problemática sobre o direcionamento destas politicas, aspectos como o contexto econômico e demográfico levantam questões pertinentes para uma avaliação da real concepção das politicas educacionais. Assim, tendo como objetivo destacar a relação existente entre os cenários econômico e demográfico na construção das politicas educacionais, na década de 90, realizou-se um estudo baseado nas principais discussões sobre o assunto, reunindo opiniões de diversos autores, bem como documentos oficiais do governo e de organismos internacionais. Foi realizada uma contextualização histórica sobre os acontecimentos no cenário econômico e educacional nos dois primeiros capítulos da dissertação e, em seguida, no capitulo 3, inseriu-se o aspecto da dinâmica demográfica brasileira, relacionando-a com o contexto político-econômico e com os gastos educacionais brasileiros. O estudo mostrou que enquanto associação estratégica, a relação dinâmica demográfica, economia e educação tem sentido na formulação das politicas educacionais brasileiras. Tendo em vista que a intensificação das politicas para o Ensino Fundamental se mostra mais efetiva, por atingirem resultados a curto prazo, e a menor custo, num contexto de transformações econômicas mundiais, crise do Estado e efetivação de cortes de gastos sociais, torna-se estratégica a política educacional vigente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90). pt_BR
dc.date.issued 2002-04-12
dc.description.abstract In the late twentieth century the 'capitalism underwent social, political and economical changes and brought about a new accumulation model based on a flexible and productive structure of a less interventionist state in a society considered to be more globalized. The educational field in the context of changes has become a strategic locus of study due to the demand for discussions on brazilian educational policies in the 1990s. As for the conducting of those policies, some aspects like the economic and demographic contexts come up with suitable questions for the estimation of the reai concept of the educational policies. Thus, aiming to highlight the relation between the economic and demographic, scenarios in the building of educational policies in the 1990s, a study based on the main discussions about the topic was carried out by gathering opinions of several authors, as well as papers from the government and international organizations. A historical contextualization was done involving the happenings in the economic educational scenario pointed out in the first two chapters of this dissertation. It also comprised, in the third chapter, the aspect of the brazilian demographic dynamics by associating it with the economic politic context as well as with the expenses on education. According to the study, the strategic association of demographic dynamics, economy, and education does comprise the formulation of the brazilian education policies. Realizing that the intensifying of the policies towards the fundamental teaching has proved to be effective for low cost and at a short term in a context of economic changes, the state crisis and the measures to cut down on social expenses have turned out to be strategic to the current education policy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447
dc.date.accessioned 2019-06-19T16:53:41Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T16:53:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Políticas Educacionais Brasileiras
dc.subject Dinâmica Demográfica
dc.subject Ensino Fundamental
dc.subject Economia Rural e Regional
dc.subject Brazilian Educational Policies
dc.subject Demographic Dynamics
dc.subject Elementary School
dc.subject Rural and Regional Economy
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Andréa Braz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Economic and demographic scenarios in the construction of Brazilian educational policies (1990s). pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Andréa Braz da. Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90). 2002. 110f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447 pt_BR


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