dc.creator.ID |
COSTA, A. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8919344626808370 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPANÁRIO, Paulo. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CAMPANÁRIO, P. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9333440602998073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FRANÇA, Magna. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, José Bezerra de. |
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dc.description.resumo |
O capitalismo, no ultimo quartel do século XX, a partir de mudanças econômicas sociais e politicas, desencadeou o surgimento de um novo modelo de acumulação baseado numa estrutura produtiva flexível, num Estado menos intervencionista, numa sociedade considerada mais globalizada. Inserido neste contexto de mudanças, o campo educacional constituiu-se estratégico locus de estudo, tendo em vista a emergência de discussões relacionadas as politicas educacionais brasileiras, na década de 90. Na problemática sobre o direcionamento destas politicas, aspectos como o contexto econômico e demográfico levantam questões pertinentes para uma avaliação da real concepção das politicas educacionais. Assim, tendo como objetivo destacar a relação existente entre os cenários econômico e demográfico na construção das politicas educacionais, na década de 90, realizou-se um estudo baseado nas principais discussões sobre o assunto, reunindo opiniões de diversos autores, bem como documentos oficiais do governo e de organismos internacionais. Foi realizada uma contextualização histórica sobre os acontecimentos no cenário econômico e educacional nos dois primeiros capítulos da dissertação e, em seguida, no capitulo 3, inseriu-se o aspecto da dinâmica demográfica brasileira, relacionando-a com o contexto político-econômico e com os gastos educacionais brasileiros. O estudo mostrou que enquanto associação estratégica, a relação dinâmica demográfica, economia e educação tem sentido na formulação das politicas educacionais brasileiras. Tendo em vista que a intensificação das politicas para o Ensino Fundamental se mostra mais efetiva, por atingirem resultados a curto prazo, e a menor custo, num contexto de transformações econômicas mundiais, crise do Estado e efetivação de cortes de gastos sociais, torna-se estratégica a política educacional vigente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002-04-12 |
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dc.description.abstract |
In the late twentieth century the 'capitalism underwent social, political and economical
changes and brought about a new accumulation model based on a flexible and
productive structure of a less interventionist state in a society considered to be more
globalized. The educational field in the context of changes has become a strategic locus
of study due to the demand for discussions on brazilian educational policies in the
1990s. As for the conducting of those policies, some aspects like the economic and
demographic contexts come up with suitable questions for the estimation of the reai
concept of the educational policies. Thus, aiming to highlight the relation between the
economic and demographic, scenarios in the building of educational policies in the
1990s, a study based on the main discussions about the topic was carried out by
gathering opinions of several authors, as well as papers from the government and
international organizations. A historical contextualization was done involving the
happenings in the economic educational scenario pointed out in the first two chapters of
this dissertation. It also comprised, in the third chapter, the aspect of the brazilian
demographic dynamics by associating it with the economic politic context as well as
with the expenses on education. According to the study, the strategic association of
demographic dynamics, economy, and education does comprise the formulation of the
brazilian education policies. Realizing that the intensifying of the policies towards the
fundamental teaching has proved to be effective for low cost and at a short term in a
context of economic changes, the state crisis and the measures to cut down on social
expenses have turned out to be strategic to the current education policy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447 |
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dc.date.accessioned |
2019-06-19T16:53:41Z |
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dc.date.available |
2019-06-19 |
|
dc.date.available |
2019-06-19T16:53:41Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Educacionais Brasileiras |
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dc.subject |
Dinâmica Demográfica |
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dc.subject |
Ensino Fundamental |
|
dc.subject |
Economia Rural e Regional |
|
dc.subject |
Brazilian Educational Policies |
|
dc.subject |
Demographic Dynamics |
|
dc.subject |
Elementary School |
|
dc.subject |
Rural and Regional Economy |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Andréa Braz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Economic and demographic scenarios in the construction of Brazilian educational policies (1990s). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Andréa Braz da. Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90). 2002. 110f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447 |
pt_BR |