DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5304231791356009 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2 ANSELMO , Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumo A presente monografia tem como objetivo analisar a concepção docente acerca da avaliação da aprendizagem em Geografia, utilizando como recorte e elemento de análise, os professores de Geografia do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipaumirim-CE. Esta temática abordada nessa pesquisa enfatiza avaliação da aprendizagem escolar, uma prática fundamental do processo de ensino-aprendizagem e que fornece informações não apenas sobre o aproveitamento dos alunos, mas também sobre a prática docente, para que o mesmo possa reorientar e aprimorar continuamente seu trabalho. Considerando que pouco ainda se sabe sobre avaliação escolar, sobre sua utilização, e principalmente o que ela significa em termos históricos, esse estudo traz uma abordagem histórica da avaliação no seu sentido amplo e discorre sobre a avaliação enquanto componente do processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre os desafios e perspectivas para o ensino de Geografia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar a concepção docente a cerca do processo de avaliação da aprendizagem em Geografia no ensino fundamental II, bem como, buscamos refletir teoricamente a avaliação numa perspectiva histórico-conceitual; discutir as questões que norteiam a avaliação enquanto procedimento do processo de ensino e aprendizagem em geografia; e analisar como se constitui a avaliação da aprendizagem escolar em Geografia realizada pelos professores do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos nesse estudo, a metodologia adotada teve como base a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses. Utilizou-se como referencial teórico (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009/2013), Cavalcanti (2010/2015), entre outros. Posteriormente foi realizado a coleta de dados, feita mediante entrevistas e aplicação de questionários com professores de Geografia do ensino fundamental II, obtendo narrativas de 6 (seis) professores. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para favorecer o entendimento sobre avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II, bem como a importância desse estudo no ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This monograph aims to analyze the teaching conception of the evaluation of learning in geography, using as sample and analysis element, the teachers of Geography of Secondary School, the Municipal Education Network of the city of Ipaumirim-CE. This theme addressed in this research emphasizes assessment of school learning, a fundamental practice of teaching-learning process and provides information not only on student achievement, but also on teaching practice, so that it can refocus and continuously improve their work. Whereas what little is known about school evaluation on its use, and especially what it means in historical terms, this study provides a historical approach to assessment in its broadest sense and discusses the evaluation as part of the process of teaching and learning, discussing the challenges and perspectives for teaching geography. Thus, this research has the general objective to analyze the teaching conception about the process of assessing learning in geography in elementary school II as well, seek theoretically reflect the assessment in a historical and conceptual perspective; discuss the issues that guide the evaluation procedure while the teaching and learning process in geography; and analyze how is the assessment of school learning in Geography held by elementary school teachers II.To achieve the proposed objectives in this study, the methodology adopted was based on the literature through books, articles and theses. Was used as a theoretical framework (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009-2013), Cavalcanti (2010-2015), among others. Was later carried out the data collection, made through interviews and questionnaires with teachers of geography of elementary school II, obtaining the narratives of six (6) teachers. Thus, this research helps to foster understanding of assessment of learning in basic education II, and the importance of this study in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
dc.date.accessioned 2019-06-19T17:33:58Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T17:33:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Gleydilene Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the school learning: knowing the conception of the teachers in Geography of the education network of the city of Ipaumirim - CE. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Gleydilene Ferreira. Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta