DSpace/Manakin Repository

Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, S. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4077138873809533 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo verificar o que pensam os evangelizadores das Casas Espíritas da cidade de Cajazeiras/PB, a respeito da Pedagogia Espírita para evangelização de crianças e adolescentes, averiguar o que os Evangelizadores pensam sobre a formação integral do ser humano; identificar as metodologias utilizadas pelos evangelizadores nas aulas de evangelização espírita infanto-juvenil. Para fundamentar essa pesquisa utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977; 1980), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b) os educadores espíritas brasileiros como, Pires (2004); Alves (1997) e Incontri (2001; 2004). Participaram desta pesquisa 10 evangelizadores dos três centros espírita da cidade de Cajazeiras/PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada. Analisamos os dados através da análise de conteúdo adotado por Bauer (2002). Pudemos compreender que para estes, a Pedagogia Espírita para educação de crianças e adolescentes é de grande importância para a evolução moral do ser. Mesmo sem demonstrar muito conhecimento a respeito da Pedagogia Espírita, atribuindo a esta o papel de catequismo espírita, os evangelizadores revelaram preocupação em investir em busca de renovação no que diz respeito a dinâmica e de novas metodologias para que os evangelizandos consigam internalizar os conhecimentos dos conteúdos trabalhados nas aulas em prol da formação integral destes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract The present work has as objective to verify that the evangelizers think about the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents, to find out what the Evangelizers think about the integral formation of the human being; to identify the methodologies used by the evangelizers in the classes of spiritist evangelization of children and youth. To base this research we use as theoretical base the contribution of the following authors: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b), Brazilian spiritualistic educators such as, Pires (2004); Alves (1997) and Incontri (2001-2004). Ten evangelizers from the three spiritist centers of the city of Cajazeiras / PB participated in this research. The methodological procedure used in this work was a field research. As a data collection tool, we used a sociodemographic questionnaire in order to know the profile of the research participants, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. We analyzed the data through the analysis of contentadded by Bauer (2002). Through the data collected with the evangelists we can understand that for these, the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents is of great importance for the moral evolution of being. Even without showing much knowledge of the Spiritist Pedagogy, attributing to it the role of Spiritist catechism, the evangelizers showed concern to invest in the search for renewal in what concerns the dynamics and new methodologies so that the evangelizers can internalize the knowledge of the contents worked in the classes for the integral formation of these. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4458
dc.date.accessioned 2019-06-19T19:46:12Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T19:46:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia espírita pt_BR
dc.subject Evangelização espírita - crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Evangelizadores espíritas - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Aulas de evangelização espírita pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Spiritist Pedagogy pt_BR
dc.subject Spiritist evangelization - children and adolescents pt_BR
dc.subject Spiritist Evangelists - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Spiritist evangelization classes pt_BR
dc.subject Teaching Methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Sara Samita Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Spiritist pedagogy: the view of the evangelizers on the formation of the integral human being. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Sara Samita Santana. Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral. 2018. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta