DSpace/Manakin Repository

Abordagens metodológicas de professoras da educação infantil sobre questões africanas e afro-brasileira (Lei 10.639/03).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, J. M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2663041951764013 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo O estudo tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas por professores da educação infantil para trabalhar as relações ético-raciais na escola. Além de uma análise dos documentos institucionais no intuito de observar como estão inseridas as questões ético-raciais na escola, busco compreender a percepção dos professores da educação infantil sobre as questões ético-raciais no espaço escolar. O lócus escolhido para investigação foi uma escola de educação infantil e ensino fundamental I da cidade de Pombal-PB no sertão Paraibano. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa por meio da realização de entrevista semiestruturada com três professoras da educação infantil. O estudo revelou que para que haja uma efetiva implementação da lei 10.639\03 faz-se necessário ainda esclarecimentos a seu respeito, mais conhecimento, intensão e interesse dos educadores para transmissão das questões étnico-raciais na educação, uma vez que este saber sobre as nossas culturas e respeito à diversidade deve iniciar desde cedo nos pequenos para formação de uma sociedade preparada para diversidade. Além de, após todos os esclarecimentos e conhecimentos adquiridos pelos professores, faz-se necessário uma revisão em suas metodologias, procurando direcioná-las para estas questões da etnia, raça, respeito, gênero, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Abordagens metodológicas de professoras da educação infantil sobre questões africanas e afro-brasileira (Lei 10.639/03). pt_BR
dc.date.issued 2017-09-04
dc.description.abstract The study aims to investigate the methodologies used by pre-school teachers to work ethical-racial relations in school. Besides an analysis of the institutional documents in order to observe how the ethical-racial issues are inserted in the school, I try to understand the perception of the teachers of the children's education on the ethical-racial issues in the school space. The locus chosen for research was a kindergarten and elementary school I in the city of Pombal-PB in the Paraíba hinterland. The study consists of a qualitative research through the realization of a semistructured interview with three teachers of early childhood education. The study revealed that in order to have an effective implementation of the law 10,639 \ 0 it is necessary to clarify more about it, more knowledge, intension and interest of educators in the transmission of ethnic-racial issues in education, since this knowledge about the Our cultures and respect for diversity must begin at an early age in the small for the formation of a society prepared for diversity. Besides, after all the clarifications and knowledge acquired by the teachers, it is necessary to revise their methodologies, seeking to direct them to these questions of ethnicity, race, respect, gender, among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4462
dc.date.accessioned 2019-06-19T20:24:52Z
dc.date.available 2019-06-19
dc.date.available 2019-06-19T20:24:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Jesika Maria Lacerda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Methodological approaches of pre-school teachers on African and Afro-Brazilian issues (Law 10.639/03). pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Jesika Maria Lacerda. Abordagens metodológicas de professoras da educação infantil sobre questões africanas e afro-brasileira (Lei 10.639/03). 2017. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta