dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3633079098682750 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA , Maria Thais de Oliveira. |
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dc.contributor.referee2 |
CORRÊA , Adriana Moreira de Souza. |
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dc.description.resumo |
Os jogos digitais educativos são ferramentas as quais podem ser utilizadas no
processo de ensino e aprendizagem nas escolas e auxiliar no desenvolvimento
de crianças e jovens. Os jogos podem ser encontrados em computadores,
celulares, tablets e aplicativos. No processo de formação os jogos digitais fazem
parte das novas tecnologias que estão presentes na realidade do ser humano no
século atual. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a relação dos
professores do ensino fundamental de escolas públicas, da cidade de Cachoeira
dos Índios com o uso dos jogos digitais nas suas aulas, utilizando dos seguintes
procedimentos metodologicos: quanto a natureza é aplicada; quanto aos
objetivos se utiliza das formas descritiva e explicativa, para através destes fazer
as análises dos resultados levantados, quanto ao ponto de vista dos
procedimentos técnicos que são utilizados nesta pesquisa a forma bibliográfica e
o estudo de campo e por último, na busca pelos objetivos propostos nesta
pesquisa, faz-se a opção pelas abordagens qualitativa e quantitativa, na qual há
necessidade tanto de quantificar, bem como justificar as opiniões e respostas
levantadas. Os resultados obtidos trouxeram significativas respostas às dúvidas e
às questões aqui levantadas, por meio dos resultados e das análises é possível
perceber como se dá a relação dos professores do Fundamental com os jogos
digitais e qual a relação entre eles foram ainda apontandos os desafios que estes
enfrentam. Assim, uma das contribuições deste trabalho é proporcionar
conhecimento da prática com essa ferramenta digital no auxílio do processo de
ensino e aprendizagem. Nos resultados é apontada a importância que os
docentes dão a prática das ferramentas digitais no processo de ensino e o
reconhecimento do jogo como forte auxílio no desenvolvimento cognitivo, afetivo,
motor e outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na educação fundamental na cidade de Cachoeira dos Índios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-29 |
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dc.description.abstract |
Digital educational games are tools that can be used in the teaching and learning
process at schools and can help in the development of children and young people.
Games can be found on computers, smartphones, tablets, and applications. In the
formation process, digital games are part of the new technologies that are present
in the human reality in the current century. The present research has as general
objective to verify the relation of the primary school teachers of public schools in
the Cachoeira dos Índios city with the use of digital games in their classes, using
the following methodological procedures: about nature of this research is applied,
about the objectives, it uses descriptive and explanatory ways, with the purpose of
doing the analysis of the results obtained, there is still the point of view, already in
relation to the technical procedures that are used in this research the
bibliographical form and the field study and, finally, in seeking of the objectives
proposed in this research, we opt for the qualitative and quantitative approaches,
in which there is a need both to quantify and to justify the opinions and answers
obtained. The results obtained brought significant answers to the doubts and
questions raised in this study, through the results and analyzes it is possible to
perceive as it happen the relation between the Fundamental teachers with the
digital games, the relation between them and pointing out the challenges they
face. Thus, one of the contributions of this work is to provide knowledge of the
practice with this tool, in aid of the teaching and learning process. In the results
are pointed out the importance that teachers give the practice of digital tools in the
teaching process, as well as the recognition of games as a strong assistance in
cognitive, affective, motor and other development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4463 |
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dc.date.accessioned |
2019-06-19T20:39:02Z |
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dc.date.available |
2019-06-19 |
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dc.date.available |
2019-06-19T20:39:02Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educational digital games |
pt_BR |
dc.subject |
New technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educational digital games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMORIM, Nátylla de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital games in the process of teaching and learning in fundamental education in the city of Cachoeira dos Índios. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMORIM, Nátylla de Oliveira. Os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na educação fundamental na cidade de Cachoeira dos Índios. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |