DSpace/Manakin Repository

Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6050107878161134 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1050157136344019 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.description.resumo O estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq História da Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Cultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The study of the school culture as a field of knowledge of History of Education, was in a fertile field for the knowledge of the history of school institutions. This field of knowledge provides the study of the unique aspects of daily school life, considering that each institution is unique and there is a multiplicity of plots to be explored. In this respect, this work has the main objective of the historicizing school culture School Nossa Senhora do Rosário, in the period 1955-1965, attempt to think about the control strategies of disciplinary power and resistance tactics alumnae, practices reveal power relations, from the microphysics of power in the educational system of the institution. In this study, it was necessary as specific objectives: the analysis of the architecture school as an educational program of disciplinary production; problematize the pedagogical practices through the statements of former students; and reflect on the scams that offered resistance control strategies in the institution. Therefore, it was used as the main theoretical framework, Foucault's works (2013, 2014), Certeau (1994), Escolano and Frago (1998) Buffa (2002). Thus, the study of school culture of a confessional institution in the mid twentieth century, in Paraiba interior, allowed the questioning of control process as Christian education strategy, understanding the role of social actors as protagonists of the story through his memories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
dc.date.accessioned 2018-04-21T00:28:52Z
dc.date.available 2018-04-20
dc.date.available 2018-04-21T00:28:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Educação Confessional pt_BR
dc.subject Cultura Escolar pt_BR
dc.subject Colégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PB por
dc.subject Microfísica do Poder - educação por
dc.subject Análise da Arquitetura Escolar por
dc.subject Escola Confessional por
dc.subject Processo Disciplinatório por
dc.subject Escolarização Cristã por
dc.subject Educação Paraibana por
dc.subject Educacional History eng
dc.subject Confessional School eng
dc.subject School Culture eng
dc.subject Escuela Confesional esp
dc.subject École Confessionnelle fre
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Robson de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta