DSpace/Manakin Repository

Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1852679083782206 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.referee2 LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-06
dc.description.abstract The present work has the purpose discuss about importance of family and of the school in the inclusion and education of the deaf child, showing the challenges faced by these groups for the deaf child's formation. Whereas most of the deaf children are born in homes of hearing parents, which unaware the Brazilian Language Signs, the interactions in inclusive schools and in the family become essential to linguistic development of the child. Therefore, the general goals this research is to investigate and reflect about, the established relation between the family and the school to promote the inclusion of deaf child. As the specific objectives, we delimited: to know the relation between language and learning in the family; identify the strategies and resources used by regular school to promote the bilingual learning of the deaf; recognize the benefices of the work, in partnership, held by these social groups. From these concerns, we seek, in the literature, works that approached the theme, therefore, the research have a qualitative approach and the information gathering was based on bibliography research in which we will use as theorical basis, the authors‟ researches, such as: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho among others, to substantiate the referring survey. As the main results, we verified the relevance of the partnership between the family and the school, and this primordial to the deaf children's development to expand a linguistic atmosphere of learning and of overcoming of the difficulties that are imposed in the school and social life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
dc.date.accessioned 2019-06-21T11:08:25Z
dc.date.available 2019-06-21
dc.date.available 2019-06-21T11:08:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de surdo pt_BR
dc.subject Criança surda- formação pt_BR
dc.subject Relação família - escola pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Education of deaf pt_BR
dc.subject Deaf child- training pt_BR
dc.subject Family - school relationship pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Edilma da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Partnership between family and school in the education and inclusion of the deaf child. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta