DSpace/Manakin Repository

A pesquisa enquanto método de ensino de Sociologia no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7098171608648339 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA JÚNIOR, José.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.sousa
dc.description.resumo O presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, principal ferramenta científica das Ciências Sociais, que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. O levantamento foi realizado através de questionário aplicado a parte dos professores da disciplina em escolas públicas, nos municípios de Serra Branca e Sumé – Paraíba. O trabalho contempla alguns marcos regulatórios como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular. Além de autores como os professores Pedro Demo, Amurabi Oliveira, Paulo Freire, entre outros. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento exploratório da perspectiva sobre a prática da pesquisa enquanto ferramenta pedagógica de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos relevantes e implicações. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário do cariri paraibano? Desenvolveu-se também uma análise do livro didático Sociologia em Movimento, livro utilizado pelos entrevistados em suas aulas de Sociologia. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos regulatórios, reconhecidos teóricos da área, a análise do livro didático utilizado no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores das respectivas cidades. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa nos referidos municípios do cariri ocidental paraibano e com isso evidenciou-se alguns aspectos entre a teoria e a prática na área estudada, como os tipos de pesquisa que são utilizados, a concepção dos entrevistados em relação a pesquisa, sua relevância e dificuldades enfrentadas para a sua aplicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title A pesquisa enquanto método de ensino de Sociologia no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-07
dc.description.abstract The present work demonstrates an analysis about the practice of research, the main scientific tool of the Social Sciences, that appear in the curriculum of Brazilian high school included in the discipline of Sociology, field of delimitation chosen for this analysis. The survey was carried out through a questionnaire applied to the teachers of the subject in public schools, in the municipalities of Serra Branca and Sumé - Paraíba. The work includes some regulatory frameworks such as the National Curricular Parameters, Curricular Guidelines for High School, the National Curricular Common Base. In addition to authors such as teachers Pedro Demo, Amurabi Oliveira, Paulo Freire, among others. The objective of this work is to make an exploratory survey of the perspective on the practice of research as a pedagogical tool of teaching in the discipline of Sociology in high school, in its various relevant aspects and implications. The guiding question is: What is the relevance of the research and its applications in high school, specifically in the Paraíba cariri scenario? An analysis of the didactic book Sociology in Motion was also developed, a book used by the interviewees in their Sociology classes. Therefore, from a theoretical survey of the subject with the regulatory frameworks, recognized theorists of the area, the analysis of the didactic book used in the delimited field of the research, a questionnaire was then applied to the teachers of the respective cities. Through this material, a reflection on the practice of the research in the mentioned municipalities of western Cariri Paraibano was undertaken and with that some aspects between the theory and the practice in the studied area were evidenced, like the types of research that are used, the conception of respondents in relation to the research, its relevance and difficulties faced for its application. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4497
dc.date.accessioned 2019-06-25T14:37:02Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T14:37:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia e ensino médio pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Sociology and High School pt_BR
dc.subject Pesquisa e sociologia pt_BR
dc.subject Research and sociology pt_BR
dc.subject Methodology of sociology teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Aline Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The research as a method of teaching Sociology in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Aline Gonçalves de. A pesquisa enquanto método de ensino de Sociologia no Cariri Paraibano. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4497 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta