Repositorio Dspace/Manakin

Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio?

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID PEREIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita da Cruz.
dc.contributor.referee2 VIEIRA, Jéssica da Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.pereira
dc.description.resumo O presente trabalho analisa como a desigualdade de gênero e a violência contra mulher são abordados nos seis livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2015, Programa Nacional do livro didático que são eles: Sociologia para o Ensino Médio, Tempos Modernos Tempos de Sociologia, Sociologia, Sociologia em Movimento, Sociologia Hoje, Sociologia para jovens do século XXI. Buscou-se encontrar diversos conceitos presentes nessa categoria de análise, para que a correlação entre desigualdade de gênero, violência contra mulher e o Livro Didático de Sociologia ofereça um amplo arcabouço a ser analisado em uma investigação sociológica, como é o caso desta pesquisa que nos propusemos a concretizar, uma vez que o livro didático é um importante instrumento em sala para o professor ,e também pode ser um formidável aliado na desconstrução e desnaturalização da desigualdade de gênero e violência contra mulher na sociedade. Assim, chegamos a reflexão dos conceitos elaborados como categoria de análise nos livros didáticos, dos quais os aspectos encontram-se mais presentes, como identidade de gênero, direitos, violência, mercado de trabalho, a questão da desnaturalização, patriarcalismo e construção social versus biológico. Partindo da premissa de que trabalhar conteúdos ligados a igualdade de gênero e violência contra mulher nas aulas de Sociologia é condição indispensável para a desconstrução das visões e ações machistas que ocorrem no dia-a-dia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio? pt_BR
dc.date.issued 2018-03-19
dc.description.abstract This paper examines how gender inequality and violence against women are discussed Sociology textbooks six passed the PNLD 2015, Program Nacional the Book didacticwho are they: Sociology for high school, Modern Times, Times of Sociology, Sociology, Sociology on the move, Sociology Today, Sociology for young people of the 21st century. Sought to find several concepts present in this category of analysis so that the correlation between gender inequality, violence against woman and the Textbook of Sociology offer a comprehensive framework to be parsed in a sociological research, as is the case of this research that we set out to achieve since the textbook is an important instrument in the room for the teacher, and also can be a formidable ally in deconstruction and denaturalization of gender inequality and violence against women in society. So, we get the reflection of the concepts developed as a category of analysis in textbooks, of which aspects are more present, as gender identity, rights, violence, the labuor market, the issue of denaturalization, Patriarchy e biological versus social construction. Starting from the premise that work related content gender equality and violence against women in Sociology classes is essential for the deconstruction of the visions and sexist actions that occur on a daily basis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499
dc.date.accessioned 2019-06-25T15:27:50Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T15:27:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Violência contra a mulher pt_BR
dc.subject Desigualdade de gênero pt_BR
dc.subject Livros de didáticos de sociologia pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos de sociologia pt_BR
dc.subject Violence against women pt_BR
dc.subject Gender inequality pt_BR
dc.subject Sociology textbooks pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Sociology textbook analysis pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro didático - PNLN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Flávia da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender inequality and violence against women: what do sociology textbooks say for high school? pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Flávia da Costa. Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio? 2018. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta