DSpace/Manakin Repository

Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AFRO, D. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3834842684639509 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA , José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 ALBUQUERQUE , Tiago Paz e.
dc.description.resumo O objeto de estudo desta investigação é o bullying. O objetivo geral é analisar as consequências do bullying nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo que os objetivos específicos são: Identificar as concepções dos professores sobre o bullying; Identificar as concepções dos alunos sobre o bullying; Conhecer como os professores lidam com os alunos autores e vítimas do bullying. Quanto ao percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e 12 alunos do 4º ano do ensino fundamental. O locus de pesquisa foi uma escola da rede pública do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista com as professoras e o grupo focal com os alunos. O estudo teórico realizado nos permitiu concluir que os casos bullying podem até evoluir para quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentos que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Permitiu, ainda refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas em relação a aprendizagem, as quais devem proporcionar, na medida do possível, um ambiente saudável para nossos alunos, onde haja respeito, diálogo, justiça, amizade, solidariedade e cooperação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-18
dc.description.abstract The study object of this research is bullying. The general objective is to analyze the consequences of bullying in the process of teaching and learning, and the specific objectives are: Identify the conceptions of teachers about bullying; Identify the views of students on bullying; Knowing how teachers deal with Bullies and victims of bullying. As for the methodological approach was based on a literature and an exploratory field research. The subjects were four teachers and 12 students from the 4th grade of elementary school. The research locus was one public school in São João do Rio do Peixe-PB. The data collection instruments were: the interview with the teachers and the focus group with students. The theoretical study allowed us to conclude that bullying cases may even evolve into severe cases of mental disorders and / or behaviors that often bring irreversible damage. The study allowed us to reflect on our role as educators, our practices in relation to learning, which should provide, as far as possible, a healthy environment for our students, where there is respect, dialogue, justice, friendship, solidarity and cooperation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
dc.date.accessioned 2019-06-25T17:42:24Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T17:42:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject School Violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AFRO, Deyse Milene da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Violence in school: conceptions of bullying between teachers and students. pt_BR
dc.identifier.citation AFRO, Deyse Milene da Silva. Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. 2016. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta